quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dieta enriquecida com cerejas pode ajudar a reduzir risco cardíaco

Foto: Flickr
Investigadores norte-americanos revelaram que uma dieta enriquecida com cerejas pode ajudar a reduzir o peso e o colesterol, e reduzir a inflamação, um dos maiores factores de risco de doença cardíaca.

O co-autor do estudo, o Dr. Steven F. Bolling, do Centro Cardiovascular da Universidade do Michigan, referiu que as cerejas ácidas, ou ginjas, vendidas secas, congeladas ou em sumo, contêm antioxidantes poderosos conhecidos como antocianinos, que fornecem a cor vermelha brilhante e rica.

No estudo, ratos, alguns obesos, receberam uma dieta ocidental, caracterizada por ser elevada em gorduras e moderada em carboidratos, com ou sem a adição de pó de cereja, como 1 por cento da dieta.

Os ratos obesos, mais em risco, que receberam a dieta enriquecida com cerejas demonstraram uma diminuição significativa do peso corporal e da gordura, enquanto mantiveram a massa muscular magra.

Após 12 semanas, os ratos que foram alimentados com cerejas tinham menos 14 por cento de gordura corporal, em comparação com os outros ratos que não consumiram cerejas.

As dietas enriquecidas com cerejas também reduziram os níveis totais de colesterol em cerca de 11 por cento e dois marcadores conhecidos de inflamação, normalmente produzidos pela gordura abdominal e ligados ao aumento do risco de doença cardíaca.

Site original da notícia UPI.com

Sem comentários: