sexta-feira, 31 de outubro de 2008

As mais raras do Mundo

As rãs estão entre os animais mais coloridos e diversificados da Natureza. São anfíbios, pertencem à ordem dos anuros, juntamente com os sapos . Sapos e rãs têm cabeça e tronco unidos num grande corpo achatado, sem pescoço e cauda, patas anteriores curtas e posteriores longas. Distinguem-se porque os sapos possuem uma pele rugosa e dedos curtos, as rãs têm pele lisa e dedos longos.
Apresento-vos as mais raras e interessantes rãs do Mundo



A foto de cima pertence a uma Rã verde de olhos vermelhos (Agalychnis callidryas), uma das mais coloridas e raras também. Vive nas árvores, nos bosques tropicais numa extensão que vai desde o sul do México até ao norte da Colômbia, passando pela América Central. Costuma medir entre 5 a 7 centímetros. O que a caracteriza é a sua cor, que pode cambiar de modo a camuflar-se dependendo do seu humor e do meio ambiente. As suas cores muito vivas afectam grandemente os seus predadores, o que se torna numa protecção bastante eficaz para ela.



Apresentamos de seguida a rã maior de todas:

a rã goliat (Conraua goliath).



Chega a atingir 40 cm e a pesar 3 quilos. Pode viver até aos 15 anos. Apenas é encontrada na África Ocidental, em rios de fundo arenoso. Alimenta-se de Insectos e às vezes de rãs mais pequenas


Vimos a rã maior do Mundo , agora é a vez de olharmos para a rã mais pequena do mundo. Concorrendo a este título, temos duas candidatas: A Rã dourada brasileira(Brachycephalus didactylus) e a Monte iberia (Eleutherodactylus iberia).


Como podem ver nas fotos são muito pequenas. Na fotografia superior temos a rã dourada brasileira, que chega a medir 9,8 milímetros e como o seu nome indica tem uma cor dourada e habita numa zona reduzida do sudeste do Brasil. Em baixo temos a rã Monte ibéria Eleuth, que mede também entre 9,6 e 9,8 milímetros. Foi descoberta recentemente em 1996, no Monte Ibéria, Cuba. Só vive em duas pequenas regiões de Cuba. É uma rã muito misteriosa, porque continuamos a saber muito pouco acerca dela.


Seguimos esta viagem pela rã que salta mais: a Litoria nasuta .



Esta rã vive nas zonas costeiras da Austrália e também em Papua Nova Guiné. Tem cores variadas e só mede cerca de 55 milímetros de largura. O que a caracteriza são as suas patas traseiras que são extremamente largas, e que lhe permitem dar saltos muito longos e rápidos.

E terminamos esta viagem com a rã mais rara - uma rã com" cauda". Como referi no início as rãs caracterizam-se por não possuir cauda, mas existe uma excepção a rã (Ascaphus truei) que apresenta uma estrutura semelhante a uma cauda apesar de não o ser. Esta estrutura só existe nos machos e é na realidade uma parte da cloaca - extremidade final do sistema digestivo que nestes animais tem a função de depositar o esperma nas fêmeas durante o acasalamento .
As rãs com cauda também são consideradas raras porque apresentam uma fecundação interna ao contrário das outras rãs que possuem fecundação externa.


Sem comentários: