domingo, 12 de outubro de 2008

Descoberta de centenas de novas espécies para a ciência



Centenas de novas espécies descobertas no mar da Austrália

Nova espécie de caranguejo Trichopeltarion encontrado nas águas profundas australianas. (Foto: AFP/CSIRO)

Cientistas australianos anunciaram a descoberta de 274 espécies novas nas águas australianas. em duas reservas a Sul da Ilha de Tasmânia, a profundidades que alcançam 2.000 metros, os animais recém descobertos são na sua maioria invertebrados bentónicos, que vivem nos fundos marinhos.
A falta de luz nestes habitats profundos é responsável pela cor albina de alguns espécimes, como a nova espécie de caranguejo Tricholpeltarion.
Cientistas de todo o mundo trabalharam na identificação e catalogação das espécies.
Entre os novos espécimes descobertos “em duas das 14 reservas que formam a rede marinha do Sudoeste da Austrália”, os biólogos identificaram moluscos, estrelas-do-mar, peixes, caranguejos, esponjas, “jamais vistas em Austrália”.

O que mais surpreendeu os biólogos foi a abundância de moluscos; facto totalmente surpreendente e que requere, segundo eles reescrever a história deste tipo de fauna.

Os especialistas da Organização Australiana de Investigação Cientifica e Industrial (CSIRO) encontraram ainda 80 montanhas marinhas, algumas com mais de 500 metros de altura e 25 quilómetros de largura, e 145 canhões submarinos (cavados nas margens continentais) até agora nunca representados em mapas, bem como corais de dois metros de altura com 2.000 anos de idade.

As descobertas foram realizadas a 100 milhas náuticas ao sul da Tasmânia durante duas viagens, em Novembro de 2006 e Abril de 2007, e graças ao uso de novas tecnologias, vídeo, sonar e amostras do fundo marinho.

O ministro do Ambiente australiano, Peter Garrett, congratulou-se com a descoberta, considerando tratar-se “de um dia impressionante para a ciência australiana”.

Fonte da notícia: elmundo.es Ciencia y Ecologia

Sem comentários: