domingo, 19 de outubro de 2008

Projecto para preservar a Gralha- de-Bico-Vermelho

Pyrrhocorax pyrrhocorax - foto: Flickr


A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e a Vodafone uniram-se para preservar a Gralha-de-bico-vermelho, uma ave em perigo de extinção em Portugal. Esta parceria, enquadrada no programa Business & Biodiversity, terá uma duração de cinco anos e representa um investimento de 150 mil euros.

O projecto terá como área de acção as serras do Aire e dos Candeeiros e pretende implementar medidas de conservação que garantam a continuidade da espécie, através da melhoria dos seus habitats, da alimentação e da protecção dos locais de nidificação.
A ideia é usar cabras para limpar o terreno, ou seja para comer os arbustos que impedem o acesso das gralhas ao seu alimento: os insectos.
Está prevista a criação de um rebanho comunitário, a instalação de um estábulo colectivo e de uma sala de ordenha. A Vodafone e a Quercus celebraram ainda um acordo com a cooperativa Terra Chã que irá promover a certificação de produtos locais, como o cabrito e o queijo, e a dinamização de produtos de turismo, de modo a ligar as actividades tradicionais com a conservação da natureza.
Esta acção vai contribuir, assim, para a recuperação das actividades agrícolas e pastoris, trazendo benefícios económicos para a região garantindo a continuidade do projecto.

Sem comentários: