quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Natureza curiosa: Um animal com muito coração

POLVO - UM ANIMAL COM MUITO CORAÇÃO...


O polvo é um molusco, nome dado aos animais de corpo mole, e pertence à Classe Cephalopoda (que significa "pés na cabeça") e à Ordem Octopoda ("oito pés").
Dotado de uma invejável inteligência entre os chamados “animais irracionais” (catalogação que não gosto de usar), a sua fama precede-o. Quem não se recorda de ter visto aquela experiência do polvo e do frasco fechado com alimento? Tem, efectivamente, um cérebro bem desenvolvido e uma fabulosa visão.

Tem a capacidade de mudar constantemente a cor e textura da sua pele para imitar a área onde se encontra, sendo esta capacidade de camuflagem a sua principal forma de protecção.

Quando se fala do polvo, uma das mais fantásticas curiosidades é o facto de não ter quaisquer estruturas esqueléticas, ao contrário dos seus "primos" chocos, lulas e nautilus. A única estrutura rígida presente no seu corpo é o bico, cuja composição se assemelha… às nossas unhas.

Com dois olhos, uma boca, oito tentáculos (cada qual com cerca de 240 ventosas), o polvo tem ainda algo que o torna realmente especial.

Não tem um, nem dois, mas três corações.
Dois dos corações estão localizados junto de cada brânquia e bombeiam o sangue oxigenado para um terceiro, mais poderoso e central, que tem como função distribuir o sangue para o resto do corpo, com uma pressão considerável. São estes três corações que permitem ao polvo ter aquela destreza e invejável manobrabilidade na água.

Não sendo o rei dos oceanos (pese embora o facto deste ter sangue azul...) mas um poderoso e inteligente predador dos mares, o polvo é, como será fácil de perceber, um animal com muito coração...

Texto escrito pelo Biólogo João Neves em http://zoomarine.bloguedrive.com/

Sem comentários: