sábado, 4 de outubro de 2008

HojeÉ

Dia Mundial do Animal



Desde 1930 que no dia 4 de Outubro é comemorado o Dia Mundial do Animal, em mais de 45 países. A origem da data foi inspirada em São Francisco de Assis que gostava muito dos animais e os protegia. O Santo morreu a 4 de outubro de 1226 e, em 1929, no Congresso de Proteção Animal em Viena( Áustria), foi declarado o dia da morte dele como o Dia Mundial do Animal.


Coincidindo com o Dia de São Francisco de Assis, o santo protector dos animais, e com o Dia do Médico Veterinário, o Dia Mundial do Animal é comemorado com iniciativas que decorrerão de norte a sul do país promovidas por câmaras municipais ou associações do sector: Campanhas, exposições e acções de sensibilização...

Lisboa vai ser palco do programa mais alargado e variado: com a colaboração de várias entidades e de outras associações de apoio a animais, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) promove no Jardim Vieira Portuense, em Belém, dois dias de actividades com início às 12 horas e encerramento às 19.

Na tarde de sábado, destaca-se a concentração de vários grupos cinotécnicos - GNR, Força Aérea, Exército, Fuzileiros, PSP, cinco corporações de bombeiros e do Centro Prisional do Linhó -, que incluirá demonstrações de busca e salvamento. No domingo, realizar-se-ão provas de treino, educação e obediência. Nos dois dias, realizar-se-ão desfiles de animais adoptados no ano de 2007/8, com entrega de medalha, diploma de presença e "kit" de alimentação.

Estarão ainda a funcionar várias zonas temáticas distintas, como o Pavilhão Educação - com exposições, vídeos, artesanato e distribuição de material informativo -, o Espaço Infantil - com jogos, fantoches, pinturas faciais e distribuição de balões e brindes -, o Espaço Adopção, no qual animais acolhidos por associações ou provenientes de canis municipais poderão ser adoptados, procedendo-se também a vacinação anti-rábica e aplicação de micro chip.

Nesta zona, estará patente a exposição "Abandono e Consequências", na qual são abordados os deveres de cidadania para com os animais e o meio ambiente e os cuidados a ter com os animais de companhia.

O Jardim Zoológico de Lisboa recebe a visita de personagens da "Rua Sésamo" - o Egas, o Becas e o Super Gualter - e organiza workshops da Ciência Divertida - para ensinar como se fazem as classificações no reino animal, as diferenças entre animais carnívoros e herbívoros e o modo como os insectos se alimentam.

A União Zoófila estará presente na zona franca do zoo para recolher materiais para os seus animais, como ração e latas de patê, mantas, medicamentos, artigos de limpeza e detergente de roupa.

A visita ao Jardim Zoológico tem ainda como ponto de interesse três novas crias: o Tigre-da-Sibéria, o Leopardo-da-Pérsia e a Girafa-de-Angola.


Torres Novas comemora o Dia Mundial do Animal com o 1º Encontro de Animais Adoptados no Canil Intermunicipal local.

Este dia é para refletir sobre os maus tratos infrigidos aos animais nos laboratórios, nos matadouros, nos circos e também sobre os animais que estão em extinção. Para quem tem um animal de estimação hoje é o dia de festejá-lo.

Sem comentários: