segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Alerta - Pais podem passar para os filhos dependência da nicotina


Investigadores canadianos alertaram para o facto de que os pais que fumam cigarros perto dos filhos, nos carros e em casa, poderem despoletar neles sintomas de dependência da nicotina.

O principal investigador, Mathieu Belanger, da Universidade de Sherbrooke e da Universidade de Moncton, no Canadá, revelou que os participantes do estudo foram recrutados de 29 escolas do Quebec como parte de uma investigação que mede a utilização de tabaco e outros comportamentos que comprometem a saúde.

Aproximadamente 1.800 crianças entre os 10 e os 12 anos, de todos os níveis socioeconómicos, responderam a um questionário sobre a sua saúde e comportamentos. Os investigadores também colocaram perguntas sobre sintomas de dependência da nicotina e exposição ao fumo em segunda-mão.

Segundo Belanger, de acordo com a percepção convencional, uma pessoa que não fume não pode experienciar a dependência da nicotina. Contudo, o estudo, publicado na "Addictive Behaviors", descobriu que 5 por cento das crianças que nunca tinham fumado, mas que foram expostas a fumo passivo, no carro ou em casa, relataram sintomas de dependência da nicotina.

A Dra. Jennifer O'Loughlin, da Universidade de Montreal, que colaborou com os investigadores, afirmou que a exposição ao fumo em segunda-mão, entre os não fumadores, pode provocar sintomas que se assemelham aos da abstinência de nicotina, como humor depressivo, dificuldades em dormir, irritabilidade, ansiedade, inquietude, dificuldades de concentração e aumento do apetite.

Ver notícia no site: upi.com

Sem comentários: