terça-feira, 28 de outubro de 2008

Stress Hídrico - Água em Perigo


O stress hídrico é um fenómeno que aumenta cada vez mais e que provoca uma diminuição dos recursos de água doce em quantidade (aquíferos sobre explorados, rios secos, lagos contaminados) e de qualidade (eutrofização, contaminação da matéria orgânica, intrusão salina). Verifica-se quando a procura de água excede a quantidade disponível durante um período determinado de tempo ou quando o seu uso é restringido pela sua má qualidade.
A nossa sociedade ainda não tomou consciência dos problemas que podem surgir da escassez de água e do seu desperdício exagerado e evitável no uso diário doméstico. Um gasto equilibrado e a utilização de sistemas eficientes evitariam o agravar do problema. Nesse sentido, há que seguir uma nova política do uso da agua que permitirá uma gestão sustentável deste tão valioso recurso.

A Europa aumentou em media á volta de 50 milímetros cúbicos por hectar/ano o seu consumo de água.
A consciencialização da população é fundamental para garantir a conservação dos recursos hídricos.É necessário usar a água sem desperdícios e evitar poluí-la, para que a água tratada e saudável nunca falte nas nossas torneiras.
Todos nós dependemos da água. Agora a água também dependerá de nós, das nossas atitudes e comportamentos. Também depende de ti.

Alguns conselhos para poupares água



- Prefere o chuveiro ao banho de imersão: gastas entre 25 e 100 litros em vez de 200 a 300!

- Instala um chuveiro inteligente. Desliga a água enquanto te ensaboas. Se tomares banho de imersão, reutiliza a água para outras lavagens.

-Fecha bem as torneiras. Não custa nada!

- Não deixes a torneira aberta enquanto lavas os dentes!

- Utiliza a máquina de lavar a roupa com o tambor sempre cheio. Se lavares a roupa à mão, não deixes a torneira a correr. Enche o tanque ou bacia para lavar, e enxágua passando por várias bacias e reutilizando a água sempre que possível.

- Ao lavares a loiça, não uses a água a correr. Enche a pia!

- Esquemas para reduzir a água de cada descarga de autoclismo são bem-vindos, como a garrafa de água no interior, que reduz o consumo em cerca de 30%.

- Consertar o pingo da torneira poupa litros de água!

- Lava o carro com um balde. Se utilizares uma mangueira, desliga a água sempre que não estiver a ser usada. Alternativamente lava-o na estação de serviço.

-Se tens um jardim relvado, rega-o de manhã cedo ou ao fim da tarde, por forma a reduzir a evaporação.

Sem comentários: