domingo, 25 de maio de 2008

Sonda Phoenix chega a Marte

Sonda Phoenix chega a Marte na madrugada de dia 26 http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=743



Na madrugada de dia 26 de Maio está prevista a chegada a Marte de mais uma sonda da NASA, a Mars Phoenix Lander, destinada a aprofundar o nosso conhecimento sobre o planeta vermelho. A NASA transmitirá a partir do seu centro de controlo na Califórnia (Jet Propulsion Laboratory), todo o processo de entrada, descida e aterragem da sonda. Esta emissão estará disponível em:www.nasa.gov/multimedia/nasatv


Em Portugal, esta emissão será acompanhada em directo, a partir das 20h do dia 25 de Maio, no âmbito de uma sessão pública organizada pelo NUCLIO, a ter lugar no Instituto Geográfico do Exército, em Lisboa, na qual estarão também presentes diversos especialistas nacionais, actualmente envolvidos em projectos relevantes para a exploração de Marte.

Podes descobrir mais informação em:www.nuclio.pt/projectos/000070.html.

Pouco depois da meia-noite do próximo dia 25 de Maio, a agência espacial norte-americana NASA fará chegar a Marte a sonda Mars Phoenix Lander, cujo principal objectivo é investigar a água existente, sob a forma de gelo, no planeta vermelho. Trata-se da primeira missão a tomar contacto directo com água na superfície de outro planeta.
A Mars Phoenix Lander é mais um importante passo no sentido de identificar localizações promissoras para a busca de vida em Marte. O actual programa de exploração levado a cabo pelas agências espaciais europeia e norte-americana estabelece um roteiro destinado à preparação de uma missão de recolha de amostras na superfície do planeta e seu subsequente envio para a Terra (Mars Sample Return), actualmente programada para o final da próxima década.
Não obstante a importância da sua missão, a Mars Phoenix Lander apenas poderá contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre Marte após ultrapassar, no dia 25 de Maio, um derradeiro e exigente obstáculo: o período de sete minutos que compreende a entrada na atmosfera de Marte, seguida da descida, e finalmente da aterragem em segurança na superfície do planeta. Trata-se de um desafio em que menos de metade de todas as tentativas realizadas até hoje tiveram sucesso, e que é por vezes descrito pelos engenheiros envolvidos neste tipo de missões como "os sete minutos de terror".
A ter sucesso, esta será a primeira aterragem em Marte com recurso a foguetes desde as missões Viking, que tiveram lugar há mais de 30 anos. Desde então, todas as tentativas que tiveram êxito recorreram a 'airbags' para acolchoar o embate com o solo.
O contacto da Mars Phoenix Lander com a Terra será mantido durante a totalidade do seu voo atmosférico, tal como aconteceu com os seus predecessores Spirit e Opportunity. Para tal, a nave está equipada com um sistema de rádio, o que torna possível a monitorização de todos os passos das fases de entrada, descida e aterragem. Estes dados serão disponibilizados em tempo-real através da Internet, numa emissão especial que a NASA transmitirá a partir do seu centro de controlo na Califórnia (Jet Propulsion Laboratory), na noite de 25 de Maio. Esta emissão estará disponível em:www.nasa.gov/multimedia/nasatv

Sem comentários: