sábado, 24 de maio de 2008

HojeÉ

Dia nacional contra a obesidade Hoje comemora-se o dia nacional contra a obesidade. Todos os dias ouço na tv e leio nos jornais que a obesidade está cada vez mais a aumentar no nosso país, a obesidade infantil é cada vez maior, mais de cerca de 50% da população portuguesa tem peso a mais, etc…Mas o que se passa?O porquê? Para mim, existem várias razões dentro das quais destaco: o estilo de vida, falta de tempo, conscialização e stress… Cada vez mais o mundo que nos rodeia tira-nos tempo, nós quase nem temos tempo para comer…essa é que é a realidade…e se temos falta de tempo para comer…ainda menos tempo temos para praticar qualquer tipo de actividade física e assim torna-se complicado combater esta tendência do crescimento da obesidade nos portugueses.

Uma alimentação sã, a prática regular de exercício físico e o controlo da tensão, do colesterol e da diabetes reduzem os riscos associados ao excesso de peso.

Como prevenir e combater a obesidade

A melhor maneira de prevenir e combater a obesidade é fechando a boca para os excessos de guloseimas e alimentos com alta taxa de açúcares e gorduras.

Quem não quer ter de se preocupar com obesidade, deve deixar de lado a vida sedentária e fazer algum tipo de atividade física quase que diáriamente pois, quando a obesidade chega e arrebata os ponteiros da balança, todo o prazer do exagero se transforma em sofrimento para perder aqueles quilinhos extras.

O melhor remédio é…

A prevenção. Praticar uma alimentação saudável e procurar fazer actividades físicas leves ou moderadas, pelo menos três vezes por semana.



A melhor forma de se alimentar é seguindo as proporções indicadas pela roda dos alimentos e consumir alimentos dos três grupos alimentares - energéticos (glícidos e gorduras), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas e minerais) - nas proporções recomendadas.



Para ajudar o corpo a queimar as calorias extras, que se transformam rapidamente em energia e são armazenadas como depósitos de gordura, nada melhor do que se mexer! Além de ajudar a entrar em forma, a prática regular de exercícios melhora as funções cardiovasculares, reduz as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue e deixa a pessoa mais bonita e bem disposta, entre muitos outros benefícios.




Lembrem-se !!! A obesidade é a epidemia do séx.XXI!!!

Sem comentários: