segunda-feira, 12 de maio de 2008

Veado vermelho em risco de extinção na Índia


Veado-de-Hangul conta com 160 indivíduos
Índia: subespécie do veado vermelho em risco de extinção
12.05.2008 - 16h14 Reuters
As armações do veado são vendidas a preços elevados no mercado negro

Uma subespécie do veado vermelho só tem 160 indivíduos. A última contagem feita pelas autoridades da Índia confirma que a população da região de Caxemira, no Norte da Índia, continua a diminuir. O estudo foi feito em Março pelo departamento de vida selvagem de Caxemira e pelo Instituto de vida selvagem da Índia.

O relatório preliminar diz que o veado-de-Hangul, Cervus elaphus hanglu “é uma espécie em risco crítico de extinção”. E acrescenta que tem havido “um declínio regular da população entre 2004 e 2008”.

O veado vive no Parque Nacional de Dachigam, uma zona selvagem que fica acima dos 1700 metros de altitude. Esta subespécie está na lista vermelha do IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza. No final dos anos oitenta existiam cerca de 900 veados-de-Hangul. A caça, a desfragmentação do habitat e a guerra separatista que há 17 anos domina a região são as principais causas da constante diminuição do número de indivíduos. “A caça ao veado de hangul continuou mesmo durante a guerra, quando os animais descem até à planície no Inverno”, explica Shameem Ahmad, que vive perto do santuário de Dachigam.

Existe um plano de reprodução em cativeiro e a Índia vai lançar o Plano de Conservação do Hangul para preservar o única população de veado vermelho que existe na Ásia.


Artigo retirado de PÚBLICO.PT em 12-05-08

Sem comentários: