sexta-feira, 2 de maio de 2008

Qualidade nutricional dos cereais de pequeno-almoço para crianças

Avaliação da qualidade nutricional dos Cereais de Pequeno-almoço destinados às crianças



O pequeno-almoço (PA) é considerado a principal refeição do dia, existindo evidência de que o seu consumo diário melhora o estado nutricional, melhora a função cognitiva, tal como tem sido descrito que previne a obesidade. Nestes últimos anos a prática de tomar o PA tem sido diminuída, especialmente no início da adolescência, estimando-se que nos Estados Unidos da América cerca de 21% e 36% das crianças com 9-13 anos e 14-18 anos, respectivamente, não tomam pequeno almoço.
De forma a responder a esta questão, a indústria alimentar tem estimulado o consumo de cereais de PA. A maioria destes produtos contem alegações nutricionais e de saúde, o que induz os consumidores a considerarem estes produtos mais saudáveis em detrimento de outros, descorando assim as suas propriedades nutricionais. Um estudo Norte-Americano, analisou a composição nutricional de 161 tipos de cereais de PA, dos quais 73 eram destinados exclusivamente às crianças e 88 não eram destinados às crianças, no sentido de verificar as diferenças entre estes dois grupos de cereais. Estes investigadores verificaram que os cereais de PA destinados às crianças eram mais densos energeticamente, contendo maiores teores de açúcar e sódio do que os cereais que não eram destinados às crianças. Este estudo sugere que os cereais de PA mais saudáveis são aqueles que não se destinam directamente às crianças, sendo por isso importante analisar a sua composição nutricional no momento de compra destes alimentos, se presente no rótulo da embalagem.
Fonte: Schwartz MB, Vartanian LR, Wharton CM, Brownell KD, Examining the nutritional quality of breakfast cereals marketed to children, J Am Diet Assoc. 02-05-2008 .

Sem comentários: