sábado, 24 de janeiro de 2009

Água pura em Marte

CONFIRMA-SE A EXISTÊNCIA DE ÁGUA NOS PÓLOS DE MARTE

Planum Boreum, o mar gelado do calote polar norte contém água "de um elevado grau de pureza", de acordo com um estudo internacional. Usando os dados do radar SHARAD (Shallow Radar) instrumento a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), uma equipa de investigadores franceses diz que os dados apontam para 95 por cento de pureza no gelo da calote polar . A calote polar norte é uma cúpula gelada de camadas materiais, semelhantes às dos grandes glaciares da Gronelândia e Antárctida, e que consiste de depósitos em camadas, principalmente de gelo contendo uma pequena quantidade de poeiras. Combinadas, as calotes polares dos pólos norte e sul de Marte espectavelmente detêm o equivalente a dois a três milhões de quilómetros cúbicos de gelo, o que representa cerca de 100 vezes mais do que o volume total dos Grandes Lagos da América do Norte, o que é cerca de 22684 de km3.

Marte visto pelo Telescópio Espacial Hubble (HST)
Crédito: NASA/ESA/HST Fonte: Universidade de Michigan
(clique na imagem para ver versão maior)

O estudo feito por investigadores da França do Instituto Nacional das Ciências do Universo (INSU), utilizando o radar SHARAD de construção italiana a bordo do satélite americano MRO. O radar SHARAD olha para líquidos ou para a água gelada nas primeiras centenas de metros (até 1 km) da crosta de Marte utilizando a sondagem sonar do subsolo. Ele pode detectar a existência de gelo e de água líquida.
Durante muito tempo pensou-se que a calote polar sul de Marte seria composta exclusivamente por dióxido de carbono gelado; no entanto, a Mars Express da ESA, confirmou que ela é composta de uma mistura de água e dióxido de carbono.

Este estudo do pólo norte de Marte foi publicado na Geophysical Research Letters, publicado pela American Geophysical Union.
Noticia retirada de: Astronomia On-Line

Fonte da Notícia:PhysOrg.com ( site original)

Também em Universe Today

Sem comentários: