segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Maior central solar é nossa


A maior central fotovoltaica do Mundo é Portuguesa e está a funcionar desde dia 29 de Dezembro na Amareleja em Moura. Ocupa uma área de 250 hectares, produz energia solar suficiente para abastecer 30 mil lares e é constituída por 2520 painéis solares que seguem os movimentos do Astro-rei como um girassol (os painéis são capazes de seguir um movimento acimutal de 240º de giro com uma inclinação de 45º), o que fará com que a captura de energia seja muito mais eficiente e duradoira ao longo do dia.



Imaginada por Portugueses, a central foi comprada em 2007 pelos Espanhóis de Acciona (líder do mercado espanhol de energias renováveis).

Com uma capacidade total instalada de 46,41 megawatts (MW) distribuídos pelos 2520 seguidores solares azimutais, equipados com 104 painéis solares cada um, a central de Amareleja vai produzir, por ano, 93 gigawatts/hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer 30 mil habitações.
O projecto da central, que durante a instalação empregou temporariamente 220 trabalhadores, vai permitir criar "entre 15 a 20" postos de trabalho permanentes, a maioria nos serviços de manutenção, disse Francisco Aleixo director-geral da Amper Central Solar, empresa que instalou e gere a central.
Nesta obra foram gastos 261 milhões de euros. A parte positiva é que esta elevada cifra permitirá evitar a emissão de 89.383 toneladas de gases de efeito de estufa em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis, frisou o responsável.

Sem comentários: