domingo, 11 de janeiro de 2009

Importantes eventos celestes em 2009


IMPORTANTES EVENTOS CELESTES EM 2009
Aqui ficam alguns dos mais interessantes eventos celestes que terão lugar este ano.

22-26 de Fevereiro - Trio de planetas. Quem acorde cedo terá a hipótese de ver uma conjunção de Júpiter (magnitude -2,0), Mercúrio (-0,1) e Marte (+1,2), dentro de um círculo com 5 graus. Talvez uma meia-hora antes do nascer-do-Sol poderá observar Júpiter e Mercúrio situados mesmo perto do horizonte a Este-Sudeste. Marte, no entanto, será provavelmente muito mais complicado de observar contra o brilho do amanhecer a não ser que utilize binóculos. O círculo imaginário que contém os três planetas é mais pequeno (3,7º de diâmetro) a 24 de Fevereiro. Nas manhãs de 22 e 23 de Fevereiro, uma finíssima Lua irá interagir com estes três planetas de um modo muito interessante.


Conjunção de Mercúrio, Marte e Júpiter. Crédito: Miguel Montes, Stellarium

25 de Março - Vénus tanto é a Estrela da Manhã como a Estrela da Tarde (dificilmente observável de Portugal). Vénus atravessa um ciclo de 8 anos, o que significa que o seu comportamento será extremamente parecido ao de 2001, 1993, 1985 e aí por diante. E uma vez por ciclo nós cá no Hemisfério Norte temos uma breve janela de oportunidade para observar Vénus tanto ao nascer como ao pôr-do-Sol do mesmo dia. Isto acontecerá durante alguns dias, centrados a 25 de Março.
22 de Abril - Ocultação do planeta Vénus (não observável de Portugal). A costa Oeste dos EUA poderá observar uma fina Lua (iluminada a 8%) passar em frente de Vénus antes do nascer-do-Sol. Mais para Este, incluindo Portugal, este evento ocorre já durante o dia.
7 de Junho - Ocultação da estrela Antares e de M4. Esta noite, por volta da 1 da manhã, a Lua quase Cheia oculta o enxame globular M4 em Escorpião. Infelizmente, a ocultação de Antares pela Lua dá-se após ambos terem passado para baixo do horizonte.
22 de Julho - "Eclipse do Século" (não observável de Portugal). O eclipse solar total mais longo do século XXI terá lugar hoje, à medida que a sombra escura da Lua toca no Mar Arábico e depois segue para Nordeste ao longo do centro e partes Este da Índia, porções Sudeste do Nepal, a maioria do Butão, Norte do Bangladesh, Sul e Norte do Tibete. A umbra então cortará pelo meio da China, por cima do Este do Mar da China e na direcção das Ilhas Ryukyu (ou Nansei). O melhor local para observar o eclipse será cerca de 325 km Este-Sudeste de Iwo Jima. Para alguns, este será o melhor eclipse do século XXI, pois é o eclipse com maior duração entre 1991 e 2132.
De 10 de Agosto e 4 de Setembro - Saturno sem anéis (não observável de Portugal). Em contraste com 2003, quando o sistema de anéis de Saturno estava inclinado para a Terra no seu máximo de quase 27 graus, os anéis estarão orientados mais ou menos "de lado" para a Terra. Isto é devido à posição relativa de Saturno, da Terra e do Sol. O rápido movimento da Terra na sua órbita muda o nosso ângulo de visão desde uma posição de observação da face Sul dos anéis até à face Norte e durante um intervalo de mais de 3 semanas, os famosos anéis serão virtualmente impossíveis de observar (o máximo acontecerá no dia 4 de Setembro).

Saturno, sem anéis. Crédito: Miguel Montes, Stellarium

2-3 de Setembro - Júpiter sem satélites (não observável de Portugal). Quem aponta um pequeno telescópio para o planeta Júpiter, vê quase sempre algumas ou todas as famosas luas de Galileu. Normalmente pelo menos dois ou três destes satélites são imediatamente evidentes; por vezes todos os quatro. É muito raro quando apenas uma lua é observável, e mais raro ainda quando não se vê nenhuma. Para o hemisfério Oeste, Júpiter aparecerá sem luas durante quase duas horas.
8 de Outubro - Conjunção de Mercúrio e Saturno. Quando nascerem a Este antes do Sol, Mercúrio estará a apenas a 0,2º de Saturno. Com magnitude -0,7, Mercúrio será quase cinco vezes mais brilhante que Saturno (magnitude +1,0). Na realidade, esta bonita conjunção entre Mercúrio e Saturno será apenas parte de um conjunção alternante que também incluirá Vénus (-3,9). E na manhã de 16 de Outubro, a Lua, muito fina, a menos de dois dias de atingir a sua fase Nova, desliza para o lado dos planetas.

Conjunção de 8 de Outubro.Crédito: Miguel Montes, Stellarium


17 de Novembro - Chuva de meteoros Leónidas. Está previsto um breve espectáculo de até 500 meteoros por hora, com base nas previsões dos astrónomos do Caltech e da NASA. Espera-se que o máximo tenha lugar entre as 21:34 e as 21:44, hora Universal, o que favorece a Ásia.
13-14 de Dezembro - Chuva de meteoros Geminídeas. Um grande ano para estes fogos-de-artifício celestes pré-natalícios, com a Lua a apenas dois dias da sua fase Nova, e as previsões do número de estrelas cadentes atingirem as 120 por hora.
Fonte da notícia: Astronomia On-Line

Sem comentários: