terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Top dos alimentos melhores para o cérebro

Pode ser difícil de acreditar mas tu podes manter o teu cérebro nas melhores condições se escolheres a alimentação correcta. E também se o treinares diariamente. Como? Lendo, trabalhando, estudando e descansando. Pensa põe exemplo que quando estás fazendo um puzzle, a ver televisão ou a dormir, o teu cérebro está sempre activo. Mesmo quando sonhas ele está a trabalhar. Está sempre em ”movimento”. Para que o teu cérebro se mantenha em óptimas condições precisas de comer e beber adequadamente.


Os brócolos mantém o teu cérebro numa performance superior.De acordo com pesquisas feitas pela Faculdade de Londres este alimento melhora a memória e auto-estima o que ajuda a retardar o processo de envelhecimento.Os brócolos não só ajudam a manter o seu cérebro em óptima forma como também a mantê-lo jovem. Assegura-te de que comes regularmente brócolos

O chocolate não só muito delicioso como também te faz feliz e é mais do que um simples afrodisíaco. Ele também é um excelente alimento para o cérebro. Cientistas da Universidade de Nottingham descobriram que comer chocolate puro estimula um acréscimo suplementar de sangue ao cérebro. O chocolate contém ainda numerosas substâncias químicas que tem uma reacção positiva no cérebro. Após ingestão de uma quantidade significativa de chocolate pessoas submetidas a testes revelaram-se espontaneamente mais alertas, melhor concentradas e recordaram mais informação.
O chocolate negro é rico em magnésio, mineral importante para a concentração e memória. A acção das flavonóides confere-lhe a propriedades antioxidantes e a presença de ácido gálico e de flavonóides atribui-lhe uma função cardioprotectora que baixa a tensão arterial.
Bom uso: Três a quatro quadrados por dia de chocolate com 70% de cacau.




Muitas pessoas não passam sem consumir bananas. Acreditam que aquelas acalmam. Facto ou fantasia? Não há nenhuma pesquisa cientifica que o confirme. Apesar de ser considerado um fruto que engorda, a verdade é que a banana é rica em vitaminas, sais minerais e glícidos (açúcares), Por isso come bananas de vez em quando. Elas fazem bem ao teu cérebro. Melhoram a criatividade e actividade intelectual .

Os peixes gordos, como o atum, a sardinha ou o salmão, são bons para o cérebro, sobretudo das crianças, e uma refeição, cinco vezes por semana, é a garantia de que se dá ao cérebro tudo o que ele precisa para que os neurónios funcionem bem. Os peixes são ricos em ácidos gordos ómega-3. Estes contribuem com alguns benefícios para o nosso cérebro, incluindo melhorias de aprendizagem, uma melhor memória, ajudam a combater alguns transtornos mentais como a depressão, transtornos de humor, esquizofrenia, e demência.
Por isso vamos comer peixe. Bom uso: Coma peixe cinco vezes por semana.






O ovo é um alimento é importante para o cérebro pois possui colina, nutriente presente na gema que contribui para a neurogênese, já a clara contém a glutamina, essencial para constituir o DNA, ou seja, o material genético de novas células na massa cinzenta.





O mirtilo e outros frutos vermelhos mantêem o cérebro mais activo durante mais tempo. Os frutos vermelhos são uma excelente fonte de antioxidantes, especialmente o mirtilo, a groselha. Os antioxidantes têm vindo a desempenhar um papel de extrema relevância em relação ao envelhecimento, para além do fornecimento básico de vitaminas e nutrientes ao organismo ajudam a combater as perdas de memória, a depressão e retardam o efeito da idade. Ao ingerir frutos vermelhos está ingerir vitaminas C, B1, B2 e B6, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre, ácido fólico.

Sem comentários: