sábado, 24 de janeiro de 2009

Plataforma de gelo Wilkins presa por um filamento à Antárctida

Imagem da plataforma em 2008 (fotografia do BAS)


As alterações climáticas serão o motivo para que uma enorme plataforma de gelo (chamada Wilkins), do tamanho da Jamaica, se esteja a soltar na Antárctica. A British Antarctic Survey (BAS), uma instituição britânica dedicada ao estudo do continente, afirmou à Reuters que pouco mais do que um filamento mantém a plataforma unida ao continente: "Por milagre ainda está ligada. Se estava por um fio no ano passado, este ano está por um filamento", afirmou o glaciologista David Vaughan.

A instituição captou imagens via satélite e de vídeo de um bloco gigantesco, de mais de 40 quilómetros de comprimento e de 2500 metros de largura (diminuindo em algumas partes até aos 500 metros), a separar-se aos poucos da península Antárctida, num movimento que ainda não estabilizou. Os cientistas dizem que a ligação pode manter-se durante meses ou apenas dias, “pode soltar-se a qualquer minuto", afirmou Vaughan.

David Vaughan crê que foi ver o estertor da Plataforma de Gelo Wilkins, ao sair do primeiro - e eventualmente último - avião a pousar perto da parte mais estreita do gelo. Em 1950, a plataforma tinha quase cem quilómetros de largura, e que chegou a cobrir 16 mil quilómetros quadrados. Na descrição do analista, há icebergues em torno da plataforma e vêem-se algumas focas sobre os blocos de gelo.

imagem:www.guiageografico.com/imagens/foca.jpg

Nos últimos 50 anos, nove plataformas diminuíram de tamanho ou desabaram na Península Antárctica,(Larsen A, Larsen B y Larsen C, Príncipe Gustav, Muller, Jones, Wordie, George VI norte e George VI sul). Na totalidade, calcula-se que tenham desaparecido nada mais, nada menos que 25.000 quilómetros quadrados de gelo numa tendência atribuída ao efeito estufa. É uma consequência do aquecimento global, afirma o próprio Vaughan.
Fonte da notícia: cienciahoje.pt

Sem comentários: