segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009: Ano Darwin


Charles Darwin revolucionou completamente a nossa forma de pensar e explicar a extraordinária diversidade biológica da terra. Depois de uma célebre viagem de cinco anos à volta do Mundo no Beagle, e de um longo período de reflexão elaborou a Teoria da Evolução. Nesta Darwin explica inequivocamente, como todas as espécies são aparentadas umas com as outras e apresenta um mecanismo explicativo para a sua evolução que designou por selecção natural.
Quase um século e meio após a publicação da sua obra prima, "A Origem das Espécies", é absolutamente notável como o seu pensamento se mantém tão actual.
Charles Darwin adoraria saber que o seu pensamento continua a ser para todos nós, uma fonte permanente de inspiração.
Comemorações do ANO DARWIN:
O Ano Darwin é comemorado internacionalmente. As comemorações deste ano Darwin em Portugal são realizadas pela Fundação Calouste Gulbenkia , através do seu serviço de Ciência. O projecto tem já o seu website (www.gulbenkian.pt/darwin/). Um dos colaboradores do projecto mantém um blog informal sob Darwin e Evolução em http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/ , lançado no 199º aniversário de Darwin, a 12 de Fevereiro de 2008 (essa foi a data oficial de lançamento de quase todas as organizações internacionais, incluindo www.darwin200.org ).


Para comemorar o bicentenário do Nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação da "Origem das Espécies" a Fundação Calouste GulbenKian inaugura a 12 de Fevereiro de 2009 a exposição " A Evolução de Darwin".

A Exposição "A Evolução de Darwin" (Galeria de exposições temporárias da Fundação Gulbenkian, decorrerá de 12 de Fevereiro a 24 de Maio 2009). Trata-se duma exposição internacional com cerca de 1000 m2, incluindo uma colaboração com o American Museum of Natural History (que produzirá cerca de 30% da área da exposição replicando dois módulos da sua aclamada exposição "Darwin"- presentemente no Natural History Museum de Londres, Milão e Buenos Aires), e em que recriará todo o ambiente naturalista dos séculos XVIII e XIX, as etapas iniciais da vida deDarwin, a viagem do Beagle e a sua estadia em Londres, o longo período que viveu em Downe até à sua morte, incluindo a polémica da publicação da "Origem". Haverá uma ponte para o Evolucionismo actual, cobrindo as contribuições de Mendel, Morgan e os descobridores daestrutura do DNA e código genético, e em pano de fundo os fundadores da "síntese" que hoje se aceita e ensina (Fischer, Haldane e Sewall-Wright) bem como dos cientistas que fizeram a sua ponte unificadora com toda a Biologia (Dobzhansky, Mayr, Stebbins e Simpson). A exposição terminará com uma secção de "cartas a Darwin" escritas por cientistas contemporâneos, e uma galeria final de evolução. Ao longo deste traçado haverá elementos expositivos completamente originais, nomeadamente:

  • A entrada será decorada com as gravuras originais de Albertus Seba e objectos naturais originais da época.



  • Far-se-á a reconstrução do gabinete de curiosidades naturais de Ole Worm, executado pela Fundação Ricardo Espírito Santo, e recheada com exemplares de muitos museus portugueses.



  • Todo o período pré-Darwin será ilustrado incluindo objectos originais provenientes de vários museus em Portugal,Espanha e França, e inclui um exemplar original do Systemae Naturae de Lineu, a colecção de Conchas originais de Lamarck, um esqueleto de Ibis original de Cuvier, uma múmia egipcia de Ibis do Museu de Arqueologia de Lisboa, e objectos contemporâneos, como um módulo interactivo que trata a sucessão geológica, o tempo da Terra e a sucessão de fósseis, bem como outro módulo interactivo com videos tipo "morph" que tratam a questão das homologias primeiro propostas por Cuvier de grande impacto visual.



  • Na ilustração do jovem Darwin haverá duas peças únicas no mundo: uma reconstrução de Darwin jovem (16-18 anos) feita pelo atelier Daynes (http://www.daynes.com/) talvez o mais reputado atelier de reconstruções anatómicas-cientificas do mundo e uma reconstrução do Beagle feita no Museu da Marinha em Lisboa, que deve ser a melhor e mais realista já feita desta barco(cerca de dois metros de comprido).



  • Será montada uma galeria externa no jardim, onde o Zoo de Lisboa fará a recriação física de alguns ambientes que Darwin visitou na viagem do Beagle, com animais e plantas vivas, acompanhadas de citações do diário de viagem de Darwin.



  • Conjunto de mapas originais de Fitzroy, cedidos pelo almirantado do Reino Unido; haverá ainda o empréstimo de um livro de notas original de Darwin, o primeiro da viagem no Beagle, aberto em Cabo Verde.



  • Os módulos do Beagle e Londres foram produzidos fisicamente sob a supervisão do American Museum of Natural History, e serão idênticos, embora de melhor qualidade, dos que equipam a exposição americana, actualmente no Natural History Museum em Londres. Detalhes destes módulos nos sites dos respectivos museus (http://www.amnh.org/ ou http://www.nhm.ac.uk/).



  • O módulo de Downe incluirá instalações e peças artísticas únicas sobre algumas das obras originais de Darwin, e um módulo com toda a correspondência original de Darwin com o naturalista português Arruda Furtado (incluindo o livro de Wallace sobre biogeografia que Darwin ofereceu e dedicou a Furtado), bem como os videos originais do American Museum of Natural History sobre a vida de Darwin e Evolução. Incluirá ainda uma re-interpretação expositiva do laboratório de Darwin, que misturará videos, pontos interactivos, com orquídeas e trepadeiras vivas.



  • Os módulos sobre Mendel (com as linhas de ervilha originais vivas) e Morgan (com moscas vivas) serão completamente originais. Inclui um projecto arquitectónico que representará o DNA como escada, um projecto do arquitecto britânico Geoffrey Packer, que incluirá pela primeira vez um "escorrega" de RNA.



  • Os módulos dos "sintese" contarão com icones diversos e jogos de computador que utilizam as equações originais de selecção e "drifting" de Haldane e Sewall-Wright, bem como alguns princípios estatísticos de Fischer.



  • Esta parte terminará com uma zona de "cartas a Darwin" escritas por cientistas contemporâneos.



  • O módulo final incluirá três "time-lines", com as diferentes escalas do tempo, incluindo uma linha de evolução biológica iludstrada com alguns dos melhores fósseis existentes em museus nacionais, a evolução humana, com réplicas dos crâneos mais representativos, e outra "premiere" mundial, produzida juntamente com Londres, um vídeo sobre a árvore da vida, feito pelo Welcome Trust e narrado por Sir David Attenborough.

Estão ainda planeadas:

-Uma série de conferências "No Caminho da Evolução", pensada para um público jovem, estudante, com jovens cientistas oradores nacionais. Iniciou-se em Outubro e terminará em Janeiro com intervenção de Eugénia Cunha, antropóloga da Universidade de Coimbra. Tem havido sistematicamente casa cheia (700-1000 pessoas) e vários milhares em live broadcast (http://live.fccn.pt/fcg/).



-Um Concurso "De Regresso às Galápagos" para alunos do secundário e 3º ciclo (até 5 Janeiro, ver webpage).

-Um Programa de conferências "Darwin's Evolution". Série internacional (com tradução simultânea), com alguns dos maiores nomes mundiais em Darwin da evolução. Decorrerá entre Fevereiro e Maio, concomitantemente com a exposição.

Fonte da Notícia: De Rerum Natura e Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: