sábado, 25 de julho de 2009

Sumo de Laranja Todos os Dias = Coração Protegido

sumo de laranja natural - imagem retirada daqui

Consumir um copo de sumo de laranja todos os dias pode fazer um bom trabalho para o paladar e para a saúde.
Os investigadores apontam que um antioxidante presente na bebida, chamado de hesperidina, melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
O resultado do estudo foi apresentado esta semana, na conferência anual "American Heart Associations Basic Cardiovascular Sciences", em Las Vegas (EUA).
A hesperidina é um composto flavonoide o mesmo que é encontrado nas uvas, no vinho, no chá verde e no chocolate amargo. Estudos anteriores já comprovaram os benefícios que esse grupo de alimentos traz para proteger o coração. Isso porque a substância melhora a saúde das células presentes nos vasos sanguíneos e, portanto, evita danos como a obstrução das artérias, um agravante para a ocorrência de ataques cardíacos e enfartes.
O estudo englobou 24 homens saudáveis que tinham risco de doença cardiovascular, tendo os participantes consumido, em meses diferentes, 500ml de sumo de laranja por dia, uma bebida com as mesmas calorias do sumo e uma bebida fortificada com 292mg de hesperidina. Os investigadores notaram que durante os meses em que os participantes tomaram a dose diária de sumo de laranja ou da bebida fortificada, foi observado uma melhor função endotelial (do revestimento interno dos vasos) e menor pressão sanguínea. Para além disso, o consumo do sumo e da outra bebida com o antioxidante foi associado a um melhor perfil de expressão dos genes, o que também ajuda a reduzir os riscos cardiovasculares. Apesar dos resultados, os cientistas afirmam que são necessários mais estudos com um maior número de voluntários para de facto comprovar se o sumo de laranja pode mesmo proteger contra os problemas cardiovasculares.
Fonte da notícia:

Sem comentários: