quarta-feira, 29 de julho de 2009

Visita de estudo à Ria Formosa


É verdade ...os alunos do 11º ano de Biologia/geologia acompanhados das professoras Antónia Oliveira, Isabel Pedro, Lucinda Mendes e Ana Sofia, da Escola Secundária do Entroncamento estiveram na Ria Formosa... e foi ... “Muito bom!”


A visita foi preparada com a colaboração da Bióloga Sónia Manso e Ricardo Barradas.
http://www.natura-algarve.com/empresa/
Os alunos chegaram na quinta-feira e de imediato começaram as actividades com um percurso pedestre no Ludo, para observação de aves. Falou-se e discutiu-se sobre as diversas espécies e suas adaptações específicas.
Antes de ir para a colónia, onde os alunos ficaram instalados, houve ainda tempo para uma visita guiada à cidade de Faro.
A noite foi de cinema e suspense! O filme abordava como as alterações climáticas poderão vir a influenciar o nosso dia-a-dia. Faltaram as pipocas, que na próxima vez estarão presentes!
O segundo dia ficou reservado para uma visita a Olhão, ao mercado, um passeio de barco até à Culatra e às ilhas barreira.

Contactou-se com a geomorfologia da região, a biodiversidade, a vegetação dunar, entre outros. Ouriços-do-mar, búzios, ascídeas, cavalos marinhos, ovos de tubarão, estrelas do mar foram apenas exemplos da quantidade de seres vivos que puderam ser observadas e discutidas "in loco".
Tempo ainda para um pic-nic, mergulho na praia e um gelado.
De regresso, ao fim da tarde, a chuva decidiu aparecer… compensou-se o mau tempo com um breve documentário acerca da captura do atum na década de 70, na Costa Algarvia. O trabalho árduo e maestria dos pescadores, assim como o tamanho do peixe decerto que impressionou os alunos.
No sábado acordamos cedo para ir comprar uns doces regionais para as famílias e dirigimo-nos a Vilamoura. O tema era a Dinâmica Costeira. Os alunos puderam constatar fenómenos como haloclastia, erosão costeira, pressão urbana, meteorização química entre outros. O passeio foi de barco, mas a bordo havia exemplares das rochas encontradas na costa.
Assim terminou um fim-de-semana onde a aprendizagem e diversão estiveram lado a lado. Fica o slideshow e algumas fotos para recordar alguns bons momentos.

Obrigado ao Ricardo e à Sónia que nos proporcionaram uma visita bem diferente, muito agradável e com muitos conhecimentos novos.

Sem comentários: