sábado, 25 de julho de 2009

Bico do tucano, equipado com "ar condicionado"

Tucano (Ramphastos toco) - imagem em Flickr.com

Sou um tucano toco (Ramphastos toco) e tenho o maior bico de todas as espécies de tucanos. Porque tenho um bico tão grande? Desde há vários séculos que cientistas e naturalistas questionavam o porquê destas aves terem um bico que ocupa dois terços do seu corpo. Sem dúvida que a sua função deve ser crucial.
Já foram apresentadas várias teorias para as funções do imenso bico dos tucanos, tais como, atrair os parceiros do sexo oposto, para descascar os frutos, ataque de ninhos ou para defesa. Surge agora um novo estudo, publicado esta semana na "Science" que revela a verdadeira função deste proominente apêndice. Cientistas da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Brasil, e da Universidade Brock, em St. Catharines, Ontário, no Canadá, descobriram o motivo real do tamanho do bico do tucano: Serve para manter a temperatura corporal.
Como descobriram isso?

Filmando tucanos com câmaras de infravermelhos (onde se pode "ver" a temperatura) descobriram que os tucanos podem fazer variar a temperatura do seu bico entre 10º e 35º centígrados, graças à rede de vasos sanguíneos que percorre interiormente a grande superfície do bico. Os cientistas verificaram que a temperatura superficial do bico variava rapidamente quando o ambiente exterior aquecia ou arrefecia .Quando o ambiente exterior aquece, em poucos minutos o bico do tucano também apresenta uma subida de temperatura. Quando fica frio, o bico também arrefece, para evitar a perda de calor, para isso basta diminuir o fluxo sanguíneo nessa zona. Os cientistas deduziram que os tucanos utilizam os seus bicos para libertar calor de modo a reduzir a sua temperatura corporal durante o sono.
Assim, tal como as nossas glândulas sudoríparas, ou a língua dos cães, ou mais precisamente como as orelhas dos elefantes e dos coelhos, o bico dos tucanos serve para perder calor quando é necessário.
O estudo também mostrou que o tucano é extremamente eficaz no controle da própria temperatura corporal através do seu bico: O bico pode eliminar 100% do calor corporal ou apenas 5%, caso o fluxo sanguíneo seja interrompido.
Os cientistas explicam que como as aves não transpiram, precisam utilizar os bicos para regular a temperatura corporal.
A equipe planeia estudar como outras aves regulam a sua temperatura corporal.

Podes ver um video aqui





Site da noticia:
Esta noticia foi inicialmente lida em Elmundo.es/ e na BBC.

Sem comentários: