terça-feira, 28 de julho de 2009

O que se esconde na areia e na água da Ria Formosa?



Imagens da Ria Formosa retiradas de:
O Centro Ciência Viva do Algarve, em conjunto com o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e o Centro Náutico da praia de Faro, promovem durante todo o Verão uma série de iniciativas que tem como objectivo mostrar através de actividades experimentais a biodiversidade que se esconde na areia e na água da Ria Formosa.


Mariscador apanhando Bivalves na Ria Formosa - Imagem retirada de Flickr.com

De 21 de Julho a 11 de Setembro, todos os visitantes do Centro Náutico da praia de Faro, poderão ficar a conhecer as características dos animais que habitam em ambientes sedimentares (comunidades bentónicas) da Ria.
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma das entidades presentes e realizará no local actividades de identificação taxonómica de bivalves, gastrópodes e poliquetas.
Explicar aos visitantes como funciona o ecossistema da Ria Formosa e que espécies o habitam é o objectivo desta iniciativa, que pretende ainda estabelecer uma ponte de ligação entre os visitantes e o método de investigação científica.
Como tal, serão recolhidos diariamente dados que servirão para projectos de investigação que decorrem no CCMAR e todos os visitantes da exposição poderão ajudar a monitorizar parâmetros ambientais como a temperatura, salinidade, pH, e oxigénio da água.
Paralelamente à actividade “em terra”, estão já agendadas saídas de campo em barco solar. Passeios numa embarcação silenciosa, movida a energia limpa e sem combustão, que permitirão aos participantes apreciar a fantástica biodiversidade, quer em termos de fauna, quer de flora da Ria.
A actividade insere-se nas actividades de Biologia no Verão, promovidas anualmente pelo Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Para participar, basta aparecer no Centro Náutico da praia de Faro, de terça a sexta-feira, entre as 10:00 e as 17:00 (só é necessária inscrição para o passeio de barco – http://www.cienciaviva.pt/).

Fonte da notícia: cienciahoje.pt

Sem comentários: