sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dança em oito alerta abelhas do perigo escondido em pétalas

As abelhas Apis mellifera são o exemplo do comportamento mais fascinante em insectos.

Imagem abelha recolhendo néctar e pólen aqui

Como outros insectos sociais, as abelhas vivem em sociedades, onde a sobrevivência é assegurada através de cooperação e divisão de trabalho.

Pode parecer disparate afirmar isto, mas a dança das abelhas é um método bastante sofisticado de comunicação.

No post "A linguagem da dança das abelhas", em 30 de Junho foi referido que a dança das abelhas informa as outras abelhas da colmeia, sobre a direcção e a distância das flores, que contém a fonte de alimento.

Agora um novo estudo, de Kevin Abbott e Reuven Dukasof, da McMaster University in Hamilton, Ontário, Canada trazem evidências de que a dança em oito pode ter mais funções. O estudo publicado no artigo "Honeybees consider flower danger in their waggle dance", na revista Animal Behaviour, é o resultado do trabalho destes investigadores.
Nesta investigação, começaram por treinar abelhas para visitar duas flores artificiais contendo a mesma quantidade e concentração de comida.
De seguida deixaram uma das flores inalterada, sendo esta uma fonte segura de alimento para as abelhas. Na outra flor colocaram dois corpos de abelhas mortas, visíveis aos insectos que viessem de encontro à flor e de modo a não interferirem com a fuga destes últimos.

Os cientistas registaram, se e como as abelhas realizavam a dança em oito para as outras abelhas da colónia, quando regressavam à colmeia.
Constataram que, em média, as abelhas que regressaram da flor segura realizaram 20 a 30 vezes mais a a dança do que as abelhas que regressavam da flor perigosa.
Assim, eles interpretaram que as abelhas reconhecem que certas flores acarretam um maior risco de lhes causar morte ou de serem comida para predadores, tais como aranhas que surpreendem muitas vezes as abelhas que visitam as flores. O mais interessante desta investigação é que as abelhas avisam as suas parceiras da colónia sobre a possibilidade de perigo.

Fontes da notícia:


e BBC

Sem comentários: