quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vai haver "Estrelas no Céu"

Já não há estrelas no céu ! Pode Rui Veloso ficar descansado: porque vai haver estrelas no céu para dourar o seu caminho. Por uma noite, pelo menos! Sábado,18 de Julho, Portugal vai ficar menos luminoso. Um pouco por todo o País a iluminação pública vai ser desligada para que as pessoas possam observar o céu e perceber a influência da poluição luminosa no ambiente. A iniciativa surge no âmbito do Ano Internacional da Astronomia (AIA), e do projecto internacional "Dark Skyes Awareness", que está a decorrer este ano em Portugal e no mundo. Dia 18, as luzes públicas vão deixar de funcionar para destacar o céu! De Norte a Sul do país, incluindo as ilhas, várias cidades e vilas aderiram ao projecto. Algumas das praças centrais e monumentos mais emblemáticos vão ser apagados para dar destaque às estrelas.
.

Durante a noite de sábado, os portugueses vão ter a oportunidade de entrar em contacto com a astronomia, uma ciência desconhecida pela maioria das pessoas e explorar o céu com um olhar diferente. Os telescópios distribuídos pelo país vão centrar a atenção nos astros e permitir desfrutar de penumbra pouco habitual.

A noite das estrelas é uma iniciativa em que se propõe aos municípios desligarem as luzes de iluminação pública por um período curto (da ordem de 1 hora). A ideia é convidar as pessoas para a rua e verem por elas próprias o resultado da ausência de poluição luminosa. Fala-se em poluição luminosa quando nos referimos à iluminação mal direccionada, isto é quando a iluminação é dirigida para cima, ou para os lados, em vez de iluminar somente as áreas pretendidas. Esta forma de poluição resulta, na sua maioria esmagadora, de candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além do seu alvo ou zona de influência, sem qualquer efeito útil. A luz emitida para cima e para os lados reflecte-se e difunde-se nas poeiras e fumos em suspensão no ar, tornando o céu nocturno mais claro. A poluição luminosa é o resultado do mau planeamento dos sistemas de iluminação, não da necessidade de iluminação. Se cada candeeiro ou projector reflectir para baixo a luz que iria para cima (e para os lados), melhora-se a iluminação na área que interessa iluminar.

Para saber acerca de locais, horas e actividades, veja em:


O MUNDO VISTO À NOITE! É BONITO NÃO É. NÃO PERCAS!
Fonte da notícia:
e Cienciahoje.pt

Sem comentários: