domingo, 5 de julho de 2009

Natureza curiosa - Migração de caranguejos

Par quem gosta de caranguejos, Austrália é o destino certo! Porquê? Porque é o lugar onde acontece um fenómeno espectacular, A migração de milhões de caranguejos vermelhos.


Imagem de Gecarcoidea natalis (caranguejo vermelho) retirada de Flickr.com. Milhões de caranguejos vivem em buracos no solo da floresta de Christmas Island, comendo folhas,frutos e flores. Todos os anos na estação húmida migram para a costa para a desova.

A Ilha Christmas é um pequeno território ao norte da Austrália. Lá, sempre no último trimestre do ano, um fenômeno interessante ocorre. A reprodução e desova de mais de 150 milhões de caranguejos vermelhos (Gecarcoidea natalis).
Eles invadem a cidade em todos os lugares. Ruas, casas e escolas estão no caminho desta maré de crustáceos. A cidade inclusive tem placas indicando os caminhos principais por onde eles atravessam as ruas.
Agora imaginem que cada caranguejo fêmea coloca cerca de 100 mil ovos e os minúsculos caranguejos que nascem fazem o caminho de volta passando pela cidade. A ilha é invadida por uma maré vermelha . De caranguejos, claro! Milhões deles.
Os caranguejos que são crustáceos como os camarões, tem uma fase larval marinha, pelo que os ovos tem de ser depositados no mar. Esta é a razão que leva os caranguejos a migrarem das suas "casas" na floresta tropical onde vivem no período seco, de Outubro a Dezembro até as praias, levando cerca de cinco dias para ultrapassar uma distância por volta de 8 km.

Surpreende-te a ver esta migração fascinante no vídeo.





Sem comentários: