terça-feira, 7 de julho de 2009

Aranha Cyclosa mulmeinensis cria "sósias" para enganar predadores

O mundo animal é uma fonte inesgotável de surpresas para os cientistas que todos os dias se deparam com curiosas e surpreendentes “habilidades” e comportamentos nas mais variadas espécies. A última a atrair a atenção dos investigadores foi a Cyclosa mulmeinensis, uma pequena aranha capaz, segundo os biólogos Ling Tseng y I-Ming Tso – da Universidade de Taichung, em Taiwan –, de fabricar uma imitação de si mesma em tamanho real que funciona como uma armadilha e evitar assim a acção dos depredadores.



Imagens de Cyclosa mulmeinensis retiradas de flickr.com

Muitos são os animais que se disfarçam para não atrair a atenção dos predadores. Entre as estratégias mais comuns estão a aquisição de uma forma ou padrão que se confunde com o meio envolvente e a adopção de padrões distintivos em áreas secundárias do corpo que se tornam alvo preferencial do ataque, garantindo no entanto, a sobrevivência do animal. No entanto, não é comum os animais criar imitações de si mesmos em tamanho real. Isto é exactamente o que faz a aranha Cyclosa mulmeinensis, de acordo com o artigo publicado na revista Animal Behaviour por uma equipa da Universidade de Tunghai, em Taichung (Taiwan).

Esta espécie, à semelhança de outras espécies do mesmo género, decora as suas teias com materiais muito diversos como detritos, partes de plantas, restos de presas ou sacos de ovos. O facto de estas “decorações” terem o tamanho aproximado do animal que o utiliza sempre intrigou os cientistas. Por outro lado, os investigadores verificaram que também a sua cor era semelhante à da aranha que tinha tecido a teia. Em resumo, estas aranhas utilizam elementos decorativos com tamanho, forma e aparência semelhantes à sua. Uma vez que estas cópias exactas são mais frequentemente atacadas que o próprio animal, é de concluir que “as decorações criadas pelas aranhas Cyclosa funcionam como um sistema anti predadores que substitui a camuflagem. Os benefícios de uma fuga bem-sucedida parecem compensar os custos associados a uma detecção mais frequente”, afirmou I-Min Tso que participou no estudo.

No entanto, a autora considera que nem todas as espécies de aranha que recorrem a elementos decorativos o façam como estratégia anti-predatória e que portanto não é uma explicação universal. Tso afirma “Penso que as decorações podem ter funções muito diversas e até variar de taxa para taxa. Aranhas diferentes parecem decorar as teias por diferentes razões”. Por exemplo, é muito frequente as aranhas decorarem as suas teias com ornamentos de seda que servem para fortalecer a teia, atrair as presas ou para evitar que animais de grandes dimensões choquem com as teias e as destruam.

Fonte: BBC Earth News e Elmundo.es

Sem comentários: