quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lua Titã intriga Cientistas

Formato da lua Titã de Saturno intriga cientistas

Na imagem, aparece a lua Titã com a cor alaranjada. A Titã é a maior lua de Saturno
(imagem de HENRY FOUNTAIN)


Graças à missão Cassini, cientistas descobriram nos últimos anos muitos factos sobre Titã, a maior lua de Saturno. Entre outras coisas, eles sabem agora que ela possui dunas de areia, lagos de metano líquido e, talvez, vulcões glaciais.

Também sabem algo sobre o seu formato. Usando dados de instrumentos do radar da Cassini, Howard A. Zebker, da Universidade de Stanford, e colegas determinaram que Titã apresenta uma pequena saliência em redor do seu centro e é achatada nos pólos.

O grau de achatamento é pequeno, relatam os investigadores num artigo publicado online na Science. Também não é nada surpreendente, afirmou Zebker, "porque Titã rotaciona de forma parecida à da Terra" (e a Terra também é achatada). Titã também tem sempre a mesma face voltada para Saturno e a poderosa força gravitacional do planeta gera grandes marés na lua, aumentando a deformação.

Mas o formato de Titã não é exatamente o que seria esperado em teoria. Uma possível explicação para isso, referiu Zebker, é a distribuição irregular de calor no núcleo de Titã. Ou talvez a lua estivesse mais perto de Saturno no passado, quando se formou e quando terá "congelado."

O achatamento de Titã também pode ajudar a explicar o motivo de seus lagos de metano estarem concentrados perto dos pólos. Se existe um "lençol de metano" (análogo a um lençol de água na Terra), então seria mais provável que o líquido alcançasse a superfície numa área de baixa elevação, como o são os pólos.

Site original da noticia: The New York Times

Sem comentários: