O Botânico sueco Mats Thulin identificou uma nova espécie arbórea do género Acacia (Fabaceae)na região de Ogaden, zona de díficil acesso a Leste da Etiópia. A espécie pode atingir os 6 metros, com uma copa de diametro entre 8 a 10 metros. Esta acacia floresce na estação seca com distintivas flores rosas. . Mats Thulin baptizou esta nova espécie com o nome de Acacia fumosa.
Um exemplar de 'Acacia fumosa' no seu habitat natural. Foto de Mats Thulin (Science)
Acacia fumosa foi descoberta em Maio de 2006. O seu estudo foi publicado recentemente na revista Science. As características que a diferenciam das demais espécies do mesmo género são a sua casca lisa e claro as suas flores de cor rosa.
Os investigadores observaram que esta espécie predomina numa zona de pelo menos 8.000 quilómetros quadrados, quase a superfície da ilha de Creta, pelo que calculam que podem existir milhões de árvores.
Cerca de 2.350 espécies de plantas são descobertas por ano, das quais 300 são encontradas em África. Esta é sem dúvida uma descoberta muito importante. Não é frequente encontrar-se uma nova espécie tão abundante, já que a maior parte dos exemplares descobertos recentemente situam-se em pequenas zonas localizadas ou então disseminadas.
Na era do Google Earth e do GPS subsistem ainda muitas maravilhas da natureza por identificar e novas espécies por descrever. Há coisas fantásticas, não há?
Fonte da notícia: Elmundo.es
Sem comentários:
Enviar um comentário