quarta-feira, 22 de abril de 2009

HojeÉ... Dia da Terra. Como comemorá-lo?

imagem de Chris Radcliff retirada de Flickr

Hoje é Dia da Terra.Que podemos fazer para comemorá-lo de maneira ecológica? Não gostam de manifestações. Também não é preciso. Qualquer um pode realizar pequenos gestos que em conjunto resultam em grandes actos. Enumero 10 que podem praticar não apenas hoje mas todos os dias.


1-Aconselhem aos amigos que troquem as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo.

2-Falem com os vossos conhecidos sobre os benefícios das energias renováveis, e dos problemas causados pelas energias fósseis ao nosso planeta.


3-Plantem árvores. incentivem os vossos amigos a fazer o mesmo.

4-Ensinem as crianças vossas conhecidas a apreciar e a cuidar da Natureza. Falem com elas sobre a importância da Biodiversidade.

5-Àquela pessoa que deitou lixo para o chão peçam-lhe para o apanhar e o deitar no cesto do lixo.

6-Reciclem, e convençam os vossos amigos a fazer o mesmo. Que separem o que é biodegradável e o que não o é.


7-Não usem sacos de plástico, e se tiverem que usar reciclem-nos. Difundam estas ideias entre os amigos. Milhares de animais vão agradecer-vos.


8-Informem às pessoas que não sabem, o que é o aquecimento global, e a relação que existe entre este e as variações climáticas.

9-Expliquem aos vossos amigos e familiares o que são os gases de estufa e como afectam o nosso planeta originando subidas na temperatura na nossa terra.


10-Sempre que possível, evitem utilizar transportes que contaminem. Andem a pé ou usem a bicicleta.


Nos últimos 35 anos perdemos um terço da totalidade da vida selvagem. Não é exagero. E um terço podem acreditar que é muitíssimo.

A MENSAGEM É :

Vamos cuidar do nosso planeta e estar atentos para que os demais também o façam. Por isso neste dia da Terra, façam algo pelo nosso Planeta, ainda que vos pareça tão pequeno como cada um destes 10 pontos que enumerámos.

Mensagem retirada de http://elblogverde.com/

Sem comentários: