sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Volta ao Mundo em 80 Telescópios"

Durante 24 horas, milhões de olhos vão seguir os melhores astrónomos do mundo. Que procuram eles, afinal, no Universo? Os melhores astrónomos do planeta vão ser observados em directo durante 24 horas por todos os cantos da Terra. Os observatórios mais avançados do mundo, do Pólo Sul ao espaço, vão reunir-se para uma espécie de "Big Brother" astronómico. A iniciativa "Volta ao Mundo em 80 Telescópios", do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), arranca às 10 horas do dia 3 de Abril.
Poster das "100 Horas de Astronomia"Crédito: AIA2009

O que procuram os melhores astrónomos do mundo em locais tão diferentes como o Pólo Sul ou o Canadá?
O que investiga no espaço a primeira missão da NASA encarregue de encontrar planetas habitáveis (Keppler Mission)?
O que busca no Universo o célebre telescópio Hubble?

Através da Internet (site: http://www.ustream.tv/channel/100-hours-of-astronomy), qualquer pessoa poderá espreitar em tempo real o nascer de nova ciência. Na "Volta ao Mundo em 80 Telescópios" participam observatórios dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, Japão, Espanha, Chile, Países Baixos, Itália, França, Reino Unido, Índia, África do Sul, China, Porto Rico e Canadá. Serão ainda transmitidas imagens de um centro da Antárctica e de pontos de observação espaciais da Agência Espacial Europeia e da NASA.
Os curiosos terão ainda oportunidade de questionar os maiores especialistas do mundo, através do envio de mensagens electrónicas. A "Volta ao Mundo em 80 Telescópios" é uma das 1500 iniciativas da maior acção de divulgação científica de sempre, as "100 Horas de Astronomia", que decorrem de dia 2 a 5 de Abril. O objectivo é simples: fazer com que, pelo mundo inteiro e ininterruptamente durante 100 horas, as pessoas possam observar o Universo através de um telescópio, assistir a uma palestra sobre um tema de Astronomia, ver uma sessão de planetário ou descobrir na Internet como trabalham os investigadores. Com eventos organizados de Norte a Sul do país, Portugal figura entre os países mais dinâmicos da Europa.



Para mais informações, os interessados poderão aceder ao site http://www.100hoursofastronomy.org/.

Na página http://www.ustream.tv/channel/100-hours-of-astronomy, podes acompanhar ao vivo a emissão das 100 horas de Astronomia.
Fonte da notícia: Astronomia On -line

Sem comentários: