domingo, 5 de abril de 2009

100 DÚVIDAS? Animais albinos, porquê?

Olha bem para estes animais! Todos brancos! São bonitos? São todos albinos. Porquê?






Todos os animais, incluindo nós temos cor na pele, nos cabelos, pêlo, olhos. Essa cor varia de animal para animal, de espécie para espécie, de individuo para individuo. É dada pela melanina, um pigmento de cor escuro, que em forma de granulos está no interior de certas células - os melanócitos - que existem em todos os vertebrados. Encontra-se na pele, nos pêlos e numa parte do olho chamada coróide. É precisamente a ausência de melanina num animal, que o torna albino. Esta característica genética tem a designação de Albinismo.

A melanina é muito importante porque além de dar a cor também dá protecção contra os raios solares. Assim a falta dela, como acontece nos albinos, leva a que sobrevivam pouco tempo no seu habitat natural. Como a melanina protege a pele e a retina da acção nociva dos raios solares, o albinismo costuma proporcionar queimaduras consequentes da exposição ao sol, formação de rugas cutâneas, envelhecimento cutâneo prematuro, desenvolvimento de determinados tumores malignos na pele e sensibilidade à luz e dores nos olhos, quando se permanece em ambientes muito quentes ou iluminados. Nos animais albinos, a sua falta de pigmentação torna-os facilmente perceptíveis, quer para suas presas, quer para seus predadores.

Mas o que é que faz com que um animal seja albino? A causa é genética. Os pais de um albino transmitiram-lhe ambos, um gene recessivo. Estes genes vão originar uma falha na via metabólica que converte um aminoácido chamado tirosina em melanina por acção da enzima tirosinase. Nos albinos esta enzima não funciona ou funciona de forma deficiente.

Para se ser um verdadeiro albino, o animal deve apresentar ausência total de pigmento, mesmo nos olhos. Isto significa que existem animais com coloração branca (leucísticos) que não são verdadeiros albinos.

Encontramos animais albinos em todos os grupos: insectos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

E também há aranhas albinas..........sabias?

Tartaruga albina - foto retirada de

1 comentário:

MB disse...

Parabéns. Achei este artigo muito interessante e por isso gostaria que colocassem algo mais detalhado e específico, sobre o albinos humanos.