quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Descoberta origem do cabelo


O que temos na cabeça, que muitas vezes de manhã é um emaranhado incontrolável… sim, o cabelo… originou-se, há 300 milhões de anos, no ancestral comum que temos com as aves e os répteis.
Antes acreditava-se que o pêlo era algo característico apenas dos mamíferos, hoje foi descoberto que afinal as aves e os répteis têm genes para a expressão das proteínas dos pêlos, daí que os cientistas agora crêem, que essas proteínas surgiram há uns 300 milhões de anos, no último ancestral que compartilhamos com os mamíferos, as aves e os répteis.

Os primeiros mamíferos apareceram na terra há cerca de 210 milhões de anos, no género Homo, há uns 4 milhões, e nós como espécie Homo sapiens, há uns 200 mil anos. Sempre tivemos pêlos, e parece que afinal os nossos ”primos”, as aves e os reptéis também, se bem que agora não os mostrem.

O pêlo é constituido de proteínas de queratina, mas, não só o pêlo, também as unhas, plumas, cornos, garras e escamas. Segundo Leopold Eckhart, um dos investigadores do estudo, da Universidade de Viena, Áustria, o ancestral comum das aves, reptéis e mamíferos, tinha genes para a produção de queratina.

Este facto foi descoberto a partir da análise da base genética de uma galinha e uma lagartixa, representantes das linhas de aves e reptéis. Descobriram no genoma da galinha um gene de queratina do tipo mamífero, e seis destes genes nas lagartixas.

“ Nossos resultados”, afirma Eckhart, “sugerem que estes componentes proteícos, a queratina do pêlo tinham como função originar as garras do ancestral comum dos répteis e mamíferos. Pensamos, que só nos mamíferos, anos mais tarde durante a evolução, a queratina adquiriu o papel adicional de originar os pêlos.

Anteriormente pensava-se que as garras nos reptéis e aves eram feitas de outro tipo de proteínas, agora graças a este estudo sabe-se que têm queratina do tipo que existe no cabelo humano.
Este estudo é publicado esta semana no "Journal Proceedings of the National Academy of Sciences".
Fonte da notícia e foto: Livescience

Sem comentários: