sábado, 15 de novembro de 2008

Primeira Estação Biológica Portuguesa nasce no Alentejo

Uma estação biológica, a primeira em Portugal, está a nascer no concelho alentejano de Mourão, num antigo posto fronteiriço da Guarda Fiscal, a «dois passos» de Espanha, para investigar e promover o património natural daquela área classificada.

Em plena Rede Natura 2000, na Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves Moura/Mourão/Barrancos e no Sítio de Importância Comunitária Moura/Barrancos, a Estação Biológica do Garducho (EBG) é um projecto do Centro de Estudos de Avifauna Ibérica (CEAI), associação ambientalista com sede em Évora.

O equipamento, na Herdade dos Guizos, está previsto abrir no primeiro trimestre de 2009, depois de mais de um milhão de euros investidos na remodelação e adaptação do antigo posto da Guarda Fiscal, abandonado com o fim das fronteiras terrestres.

O projecto é pioneiro em Portugal, segundo adiantou à agência Lusa Carla Janeiro, do CEAI, e visa a educação e sensibilização ambientais e a investigação sobre a biodiversidade existente na ZPE Moura/Mourão/Barrancos.

«A ideia é inovadora na medida em que não existe mais nenhuma estação biológica a nível nacional. Existem algumas noutros países da Europa, uma delas no sul de Espanha, a Estação Biológica de Doñana», disse, precisando tratar-se de um «espaço privilegiado para os estudos de investigação sobre o património natural».

Zona «muitíssimo importante a nível europeu pelo seu património natural»

A ZPE de Moura/Mourão/Barrancos é local de abrigo e de reprodução de várias espécies emblemáticas e ameaçadas de extinção, como a Águia-imperial, a Águia de Bonnelli, o Grou-comum, a Abetarda, o Sisão e o Cortiçol-de-barriga-preta.

Além disso, realça o CEAI, a sua importância ecológica destaca-se também por ser um local de «ocorrência histórica do Lince-ibérico, a espécie de felino mais ameaçada do mundo».

«São três concelhos muitíssimo importantes a nível europeu pelo seu património natural», sublinhou Carla Janeiro, explicando que, a partir da EBG, será «muito mais fácil desenvolver acções de conservação, de educação ambiental e de investigação» sobre essa biodiversidade.

O equipamento pretende também contribuir para a dinamização socio-económica da Margem Esquerda do Guadiana, uma das mais deprimidas regiões de Portugal e da Europa.

«Uso sustentável de recursos»

A estação, cujo projecto de arquitectura pretendeu conciliar a paisagem e o uso sustentável de recursos naturais, será dotada de uma exposição permanente, interactiva e multimédia sobre os valores naturais da região, com a intervenção artística de Fernanda Fragateiro.

Uma área de trabalho técnico e uma unidade de alojamento para investigadores e visitantes são outras das valências disponíveis, num equipamento que, estruturalmente, também tem preocupações ambientais.

O fornecimento de energia eléctrica vai ser garantido por um sistema de painéis solares fotovoltaicos, enquanto que as águas pluviais serão recolhidas para uma cisterna, sendo depois reaproveitadas.

Já o isolamento térmico é garantido com painéis de aglomerado negro de cortiça, feitos a partir de restos daquele material, desaproveitados pela indústria corticeira, enquanto que traves de madeira de linhas-férreas desmanteladas foram utilizadas no revestimento de varandas e terraços.

O projecto da EBG foi co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, tendo contado também com o apoio do município de Mourão e várias empresas privadas.
Fonte da notícia: cienciahoje.pt

Sem comentários: