sábado, 8 de novembro de 2008

Aquecimento Global ameaça Lemingues


Alterações climáticas ameaçam populações de lemingues

As alterações climáticas ameaçam a sobrevivência dos lemingues - pequenos roedores com cerca de 15 cm de comprimento - mais do que a suposta tendência da espécie para o suicídio, informam pesquisadores noruegueses num artigo publicado na revista científica Nature. As populações têm diminuído significativamente na região sul da Noruega devido à modificação frequente - e até ao desaparecimento - da quantidade de neve considerada normal durante o inverno. As informações são do diário espanhol El Mundo. A espécie é conhecida por cometer suicídios em massa saltando de penhascos, mas esta fama não passa de um mito. Na verdade, os animais acabam caindo das encostas empurrados, por acidente, por outros elementos do bando nos períodos de migração. O pequeno roedor também é frequentemente utilizado nos laboratórios como cobaia, substituindo o tradicional porquinho-da-índia.

Segundo os biólogos Nils Stenseth e Kyrre Kausrud, da Universidad de Oslo, que lideraram a pesquisa, a espécie tinha um aumento populacional a cada três ou cinco anos no passado. No entanto, o último grande aumento identificado aconteceu há 14 anos, em 1994. Os estudiosos suspeitam que o número deixou de crescer por causa do aquecimento global.

Para os cientistas, o aumento das temperaturas impede que os lemingues cavem buracos para se locomover entre a neve e o solo. Nas aberturas, eles encontram protecção de predadores e também as plantas de que se alimentam. Como há mais calor, a neve fica mole na primavera e essas passagens não se formam. "O número de lemingues está diminuindo e as populações desaparecendo", afirmou Nils Stenseth.

Stenseth explicou que as migrações em massa dos lemingues realizadas para procurar alimentos, contribuíram para a origem do mito do "suicídio colectivo" já que muitas vezes os animais acabavam por cair ou lançar-se na água atrás da comida. "Após um efectivo aumento populacional, a escassez de alimento fez com que os grupos competissem com agressividade pela comida. Este factor foi a causa da redução do número de lemingues", avaliou o cientista.

De acordo com o especialista, as variações climáticas tornaram-se uma ameaça para o futuro dos lemingues, felizmente, a espécie ainda está longe do risco de extinção.


Para veres mais fotos clica aqui
Fonte da notícia: elmundo.es

Sem comentários: