sábado, 22 de novembro de 2008

Descoberta desafia a actual teoria sobre as estrelas

Investigadores revelam descoberta que altera as actuais teorias sobre o fim da vida das estrelas



Investigadores da Universidade Hertfordshire (Reino Unido) revelaram no passado dia 20 de Novembro num artigo, no Astrophysical Journal Letters a descoberta de um fenómeno que só se verificou uma vez até hoje: Uma Nebulosa Planetária movimentando-se à volta de una Nova (V458) sob um flash de ionização.


Uma nebulosa planetária é um objecto astronómico que consiste num escudo brilhante de gás e plasma formado por algumas estrelas que se aproximam no final das suas vidas, enquanto que uma nova é uma explosão termonuclear causada pela acreção (crescimento de um corpo por agregação de corpos menores de hidrogénio na superfície de uma estrela anã branca). Ambos os fenómenos não se costumam ver em simultâneo porque a nebulosa costuma desvanecer-se antes do hidrogénio que se acumula ser suficiente para a explosão da nova .

Segundo o professor Janet Drew, esta é a primeira vez desde 1901 que se observa este processo.

“É a primeira vez que pudemos usar observações baseadas no efeito ionizante da super brilhante Nova para podermos calcular a sua distância. Este sistema parece estar muito distante e ter uma grande massa, o que o converte num sério candidato para converter-se numa Super nova algum dia”.

Uma Super nova ocorre fundamentalmente quando uma estrela de grande massa não pode fusionar mais o seu núcleo, o que a leva a contrair-se rapidamente, emitindo uma grande quantidade de energia, que se traduz em emissões de luz intensíssimas que podem durar varias semanas ou meses. Além de alcançar um pico máximo de intensidade, decresce o seu brilho de maneira ténue até desaparecer completamente.
Cientistas que trabalharam na investigação : R. Wesson, M. Barlow (UCL), R. Napiwotzki (UoH), R. Corradi (IAC, Spain), P. Groot (Nijmegen, Netherlands), C. Knigge (Southampton), D. Steeghs, B. Gaensicke (Warwick), entre outros.

Fonte: AlphaGalileo
Imagem :Wikipedia

Sem comentários: