sábado, 29 de novembro de 2008

"Elysia chlorotica"- Lesma marinha faz fotossíntese

Lesma marinha adquire capacidade de fazer fotossintese depois de comer alga verde


Hoje de manhã fiquei deliciada, para não dizer que terei delirado, com a notícia que vinha no Jornal Expresso a respeito de uma lesma do mar que adquire os cloroplastos necessários à fotossíntese por ingestão de uma alga.
A realidade superou a ficção, e eu vi no dia de hoje uma coisa que tinha já idealizado como sendo provável um dia tornar-se realidade. Não é todos os dias que uma pessoa se sente assim.
A Elysia chlorotica é uma pequena lesma marinha com 3 cm de comprimento que vive na costa atlântica da América do Norte, e que consegue uma proeza até hoje desconhecida na Natureza entre os seres do reino Animal: depois de comer uma alga adquire a capacidade de fotossintetizar, característica das plantas e das algas.
Este ser fantástico foi descoberto por uma equipa de investigadores de Universidades Norte-Americanas e da Coreia do Sul. A equipa é liderada por Mary Rumpho-Kennedy, professora de bioquímica e investigadora na Universidade de Maine.
A lesma marinha de cor verde e gelatinosa parece uma folha de árvore e conquista a capacidade de fotossintezar - que se mantém durante vários meses - com genes provenientes da alga que come a Vaucheria litorea.
O pequeno ser obtém os cloroplastos - organitos celulares de cor verde ricos em clorofila que permitem às células das plantas converter a luz solar em energia - e armazena-os nas células ao longo do seu intestino.
O artigo sobre esta extraordinária descoberta foi publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences". O artigo realça o facto extraordinário de um dos genes necessários à fotossíntese ter sido "transmitido", digamos assim, para o genoma da própria lesma - isto é, a lesma possui no seu DNA genes necessários à fotossíntese. O que terá acontecido para a lesma ainda não se ter transformado num verdadeiro híbrido "animal+planta", reter os cloroplastos e transmiti-los à geração seguinte de lesmas descendentes, através da sua própria reprodução, sem precisar de voltar a ingerir a alga de onde obtém os cloroplastos é ainda um mistério a que os cientistas do estudo pretendem responder.
Mary Rumpho-Kennedy admite que "estes organismos fascinantes podem transformar o próprio ensino dos princípios básicos da Biologia"
Podes ler mais no site original da notícia:
Também podes ler sobre esta notícia num outro artigo interessantíssimo - "Going Green":
E ainda podes acompanhar a pequena Elysia a alimentar-se da Vaucheria aqui.

1 comentário:

Lesminha disse...

oi sou chamado de lesminha, imagina então vi e li o texto e achei interessante, sabe essas lesmas de ruas?Então queria saber se poderia pega-las sem correr nenhum risco e o que da-las para comelas.
se eu conceguir uma pegarei com a luva. mas voutando ao assunto, aonde eu encontraria uma lesma dessas no brasil so para observação, logico, para que que eu queria tirar o animal de seu abitate para colocaco em um lugar que ele vai morrer