domingo, 7 de dezembro de 2008

Glaciações em Marte

Ciclos de Alterações climáticas actuando em Marte durante milhões de anos deixaram a sua marca ao moldar as rochas sedimentares em camadas que se repetem em belos padrões rítmicos capturados em 3D pela câmara da sonda Mars Reconaissance Orbiter (MRO).

NASA detecta vestígios de glaciações (semelhantes às encontradas na terra) no planeta vermelho.Os dados aparecem num estudo publicado na revista Science dia 5 de Dezembro.
Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia apresentam provas de ciclos de alterações climáticas sofridos pelo planeta vermelho e causadas pela sua inclinação astronómica.
Através de mapas transmitidos pela câmara de alta resolução de MRO, os cientistas identificaram e mediram as elevações rochosas no interior de 4 crateras de Marte. Estas nas escalas aparecem com dimensões que vão desde alguns metros até dezenas de metros, mas em cada lugar apresentam espessura e outras características semelhantes.

A partir do padrão de camadas rochosas sobrepostas na cratera Becquerel, os cientistas propõem a teoria de que a formação de cada uma teve lugar num período de 100.000 anos. A causa das suas formações estaria nos câmbios climáticos cíclicos.
Os cientistas tomaram como unidade 10 camadas para um milhão de anos. Assim conseguiram observar o fenómeno já bem conhecido das mudanças na inclinação do planeta causado pela dinâmica do sistema solar.
Kevin Lewis refere que as pequenas variações da órbita de Marte são devidas às camadas sobrepostas que se formaram devido às variações climáticas cíclicas. Segundo este cientista, estas alterações são as mesmas que desencadearam as glaciações no nosso planeta. Este estudo dá uma ideia sobre a forma como terá actuado o clima no passado em Marte.
Fontes da notícia: Elmundo.es e NASA
Foto: Science

Sem comentários: