domingo, 14 de dezembro de 2008

Zoológico faz mal aos elefantes

Elefantes em cativeiro vivem menos
Estudo revela casos de infanticídio, herpes, tuberculose...
Vidas diferentes em habitat natural e construído.
Passar um dia no jardim zoológico com a família ou com os amigos, ao ar livre em contacto com animais de distintas espécies, é sem dúvida, um passeio muito atractivo para crianças e adultos.

No caso dos elefantes, o cativeiro em zoológicos diminui de forma significativa a sua esperança de vida. Em liberdade um elefante africano pode alcançar uma esperança de vida de 56 anos, enquanto que em cativeiro só atinge 17 anos. No caso dos elefantes asiáticos, um animal que viva na selva tem como esperança média de vida 42 enquanto se viver num Zoo Europeu só vive em média 19 anos. Além disso este grupo é mais propenso a sofrer de problemas físicos e psicológicos como a infertilidade, herpes, tuberculose a angústia e o infanticídio entre outros. Estes dados foram revelados em estudo realizado pela Sociedade Real Britânica para a Prevenção da Crueldade contra Animais e publicado na revista Science. A principal causa da morte nos paquidermes adultos que vivem em jaulas é a obesidade, enquanto nos animais mais jovens é o stresse que estes sofrem quando são transportados de um zoológico para outro, quando não tem espaço suficiente para se deslocaram ou mesmo devido à presença do público.
"Nos zoológicos, o bem-estar dos elefantes africanos (Loxodonta africana) e asiáticos (Elephas maximus) é motivo de preocupação. A equipa internacional de investigadores estudou mais de 4.500 elefantes, incluindo metade da população mantida em cativeiro no mundo e com dados reveladores: "A mortalidade de filhotes e de jovens não difere entre as populações, mas as fêmeas adultas morrem mais cedo nos zoológicos do que nos parques nacionais em liberdade", escreveram os investigadores.

Nos últimos anos, numerosos activistas têm feito campanhas a favor da libertação dos elefantes "em jaulas" de zoos, fundamentalmente devido ao facto de considerarem que "estes animais necessitam de bastante espaço" para viver.
Foto: Flickr

Sem comentários: