segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

1 SEGUNDO A MAIS em 2008

2009 CHEGA COM UM SEGUNDO DE ATRASO


Espere um segundo. O começo do próximo ano será adiado por circunstâncias para lá do nosso controlo. O tempo irá parar por um segundo na Véspera de Ano Novo, enquanto damos as boas-vindas a 2009 na noite de Quarta-Feira. Como resultado, terá um segundo a mais para celebrar porque será adicionado um "Segundo Intercalar" a 2008. Porquê? Para deixar a Terra alcançar os relógios atómicos super-precisos.
Por acordo internacional, para os relógios atómicos oficiais ficarem em sintonia com a rotação irregular mas gradualmente mais lenta do planeta Terra, decretou-se que seria adicionado um segundo extra entre 2008 e 2009.
Este segundo a mais, ordenado pela organização que gere o tempo mundial, a IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service ou Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra), será oficialmente marcado durante as badaladas da meia-noite de Quarta para Quinta-feira em Greenwich, Inglaterra, o lar do que é normalmente conhecido como a Hora Média de Greenwich (GMT) - o Tempo Universal Coordenado (UTC) para os mais tecnicamente inclinados -, a hora padrão para o planeta.

Por isso, precisamente às 23:59:60 de Greenwich, Inglaterra, na Passagem de Ano, haverá um intervalo de um segundo antes do início do ano novo. Este será o 24.º "Segundo Intercalar" necessário desde que esta prática foi iniciada em 1972.

Por todo o mundo, para satisfazer as necessidades dos navegadores, das organizações de comunicações e grupos científicos, cerca de 200 relógios atómicos em mais de 50 laboratórios nacionais por todo o mundo serão ajustados em horas locais correspondendo à meia-noite para a hora local em Greenwich. Em Portugal, é o Observatório Astronómico de Lisboa que tem a incumbência legal de manter e distribuir a Hora Legal. Sendo assim, a passagem do ano em Portugal deverá ser ajustada às 23:59:60 GMT, dado que o nosso fuso horário corresponde ao mesmo de Greenwich. Já para o Observatório Naval dos EUA, por exemplo, o seu segundo a mais será às 6:59:60 p.m. EST, correspondente à mesma hora no fuso horário GMT.

Imagem do relógio atómico de césio NIST-F1, que serve a hora americana e de padrão de frequência, com uma incerteza de 5x10-16 (desde 2005).
Crédito: National Institute of Standards and Technology - Physics Laboratory: Time and Frequency Division; Wikipedia

Este segundo a mais é necessário para que os relógios mundiais fiquem em sincronia com a rotação do planeta. O tempo medido pela rotação da Terra não é uniforme quando comparado com o tempo medido pelos relógios atómicos. Os relógios atómicos de hoje em dia têm um erro de menos de um segundo em 200 milhões de anos.Mas por várias razões - a "tareia" do núcleo líquido da Terra, a ondulação dos oceanos, o derreter do gelo polar e os efeitos da gravidade solar e lunar - o nosso planeta gira em torno do seu eixo a velocidades irregulares, e em média tem ficado para trás em relação à hora atómica cerca de 2 milissegundos por dia. Está agora atrasado cerca de 6-décimas de segundo em relação ao relógio oficial.
Como resultado desta diferença, os relógios atómicos ficam dessincronizados com a Terra e periodicamente precisam de ser ajustados. Dado que são os relógios atómicos os usados para acertar todos os outros relógios, este Segundo Intercalar tem que ser acrescentado de vez em quando para compensar a diferença. Ao acrescentar o segundo 60 entre as 23:59:59 de 31 de Dezembro e as 00:00:00 de 1 de Janeiro, a Mãe Natureza ficará adiantada 4-décimas de segundo em relação ao relógio atómico, um pequeno avanço no começo de 2009.
Através do site do Observatório Astronómico de Lisboa poderá seguir e observar a Hora Legal de Portugal, no canto superior direito da página: http://www.oal.ul.pt/ e "ver" o valor 60 na casa dos segundos.
..., 3..., 2..., 1..., 1... Feliz Ano Novo!
Fonte da notícia: Astronomia On-line

Sem comentários: