sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"Um Planeta, Um Oceano"

Nova exposição do Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa tem uma nova razão para ser visitado
.

Defender os oceanos e o planeta, um reforço de mensagem

O Oceanário de Lisboa tem a partir de quinta-feira, dia 4, um novo espaço que, de forma interactiva, explica a mensagem do museu vivo onde se cruzam quatro oceanos e a sua relação com os habitantes do planeta.

Compreender que os oceanos estão interligados e que as acções de cada um de nós têm impacto em todo o planeta, é o objectivo do novo espaço “Um Planeta, Um Oceano.” Numa viagem tão rápida quanto intensa pelos oceanos e pelo planeta percebemos que o oceano nos liga a todos tornando comuns os nossos objectivos e responsabilidades face à natureza.

A exposição possibilita um passeio “dentro” do oceano, através de uma área circular onde se observa a linha de costa e diversos pontos do globo. Através desta metáfora os povos de todo o mundo estão ligados por um só mar, sem distâncias nem fronteiras. Esta experiência mostra que a conservação dos oceanos é um dever da humanidade.

Pequenas caixas interactivas permitem saber como pescar de forma sustentável, descobrindo que Portugal consome cerca de 65 a 70 mil toneladas de bacalhau por ano e que 75 por cento dos stocks de peixe em mundo estão sobre-explorados. Os visitantes podem também tocar em pele de tubarão, observar as suas mandíbulas e até tocar num recife de coral morto.

A exposição também disponibiliza conselhos “salva-vidas”. Salvar vidas será fácil se todos adoptarmos pequenas mudanças no dia-a-dia. Aqui as dicas e conteúdos, baseados em dados científicos, sensibilizam para a importância do colectivo na mudança do Planeta.

Assistir ao vídeo “Pale Blue Dot”, com locução do cientista e astrónomo Carl Sagan é uma experiência que não deixará ninguém indiferente. Este vídeo transmite uma perspectiva dramática e emocional do planeta e a responsabilidade que nos cabe a todos perante a sua preservação e conservação.

Com o tema «Um Planeta, Um Oceano», a exposição facilita a compreensão da mensagem total do Oceanário, fazendo com que os visitantes vejam o aquário de uma perspectiva mais atractiva, interessante, perceptível e divertida.

A mostra pretende contribuir para uma mudança de comportamentos no dia-a-dia que ajudem o planeta e os oceanos.

Usar mais os transportes públicos, alterar a forma como se consome água, reciclar equipamentos e tratar convenientemente o lixo são gestos simples que podem fazer a diferença.

«A esperança é que depois de ver esta exposição cada um de nós sinta a necessidade de alterar pequenos detalhes na nossa vida»( palavras de João Falcato, administrador do recinto da exposição).

Notícia retirada de:http://www.oceanario.pt/

Sem comentários: