quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Neste Natal Ofereça Uma Prenda Muito Original

Este Natal, adopte um garrano ou escolha um outro presente natalício de um conjunto de «ideias ecológicas» sugeridas por ATN.


Foto retirada de: www.ecotura.com

A ATN, Organização Não Governamental da área do Ambiente, com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, está lançar nesta época de Natal, um conjunto de «ideias ecológicas», para promover a sustentabilidade e conservação da natureza.
Entre as ideias lançadas por aquela organização ambientalista, destaca-se a possibilidade de adopção de um garrano.
As escolhas, porém, são muitas e podem ir desde a oferta de um simples fardo de palha, à adopção de um cavalo garrano, apoiando-o na verificação da sua saúde, no fornecimento de alguma alimentação suplementar e na manutenção de infra-estruturas como vedações e abrigos. Na Reserva da Faia Brava, que a ATN detém na Zona de Protecção Especial do Vale do Côa, existem 11 cavalos garranos.
No âmbito do projecto «Garranos da Faia Brava», a ATN tem vindo a desenvolver esforços no controlo de matos, de modo a recuperar áreas importantes com o apoio desta raça portuguesa de cavalos semi-selvagens e em vias de extinção.
Numa época «em que procuramos o presente mais original, é uma boa altura para reflectirmos sobre a utilidade das prendas que oferecemos», propõe esta associação sem fins lucrativos.
A ATN está a desenvolver também o projecto «Pomares da Faia Brava», que pretende recuperar e manter todas as espécies de árvores ali existentes, com destaque para as oliveiras, amendoeiras e figueiras, dado que fornecem alimento à fauna silvestre.
Os produtos derivados da gestão destes pomares são valorizados pela ATN como produtos biológicos, destacando-se o azeite certificado de marca própria «Faia Brava», de colheita manual, realizada por trabalhadores rurais e voluntários.

Foto retirada de: ogalaico.blogspot.com

Fonte da notícia: http://diario.iol.pt/

Sem comentários: