quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Alvorada do AIA-2009:Observação do sol no primeiro dia de 2009

Observação do Sol no primeiro dia de 2009 no Planetário do Porto


O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto propõe para o primeiro dia de 2009 uma observação do Sol, inserida numa campanha que abrange mais de 30 países, promovida pelo Grupo de Física Solar do Ano Internacional da Astronomia.

A iniciativa, denominada Alvorada do Ano Internacional da Astronomia 2009, pretende desvendar alguns dos segredos da estrela central do sistema planetário em que se integra a Terra, convidando à participação de todos os astrónomos profissionais e amadores, desde que possuam meios de observação seguros.

Nesse sentido, esta campanha pretende incentivar os que possuem meios de observação a juntarem-se em locais públicos, para permitir que todas as pessoas interessadas possam também usufruir desses meios para observar o Sol.

A iniciativa tem mais de 150 participantes registados em mais de três dezenas de países, desde o Iraque aos EUA, passando pela Austrália, Índia ou Brasil.

Em Portugal, a sede do evento é o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, onde está instalado o Planetário, começando as observações do Sol às 14:00.

No mesmo local será projectado um documentário sobre o Sol e estará patente uma exposição de cartazes sobre o clima espacial. Os interessados poderão ainda participar numa oficina de construção de relógios solares.

O Ano Internacional da Astronomia, que se assinala em 2009, vai comemorar o 400.º aniversário das primeiras observações de Galileu com telescópio.

Fonte da notícia: cienciahoje.pt

Sem comentários: