O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto propõe para o primeiro dia de 2009 uma observação do Sol, inserida numa campanha que abrange mais de 30 países, promovida pelo Grupo de Física Solar do Ano Internacional da Astronomia.
A iniciativa, denominada Alvorada do Ano Internacional da Astronomia 2009, pretende desvendar alguns dos segredos da estrela central do sistema planetário em que se integra a Terra, convidando à participação de todos os astrónomos profissionais e amadores, desde que possuam meios de observação seguros.
Nesse sentido, esta campanha pretende incentivar os que possuem meios de observação a juntarem-se em locais públicos, para permitir que todas as pessoas interessadas possam também usufruir desses meios para observar o Sol.
A iniciativa tem mais de 150 participantes registados em mais de três dezenas de países, desde o Iraque aos EUA, passando pela Austrália, Índia ou Brasil.
Em Portugal, a sede do evento é o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, onde está instalado o Planetário, começando as observações do Sol às 14:00.
No mesmo local será projectado um documentário sobre o Sol e estará patente uma exposição de cartazes sobre o clima espacial. Os interessados poderão ainda participar numa oficina de construção de relógios solares.
O Ano Internacional da Astronomia, que se assinala em 2009, vai comemorar o 400.º aniversário das primeiras observações de Galileu com telescópio.
Fonte da notícia: cienciahoje.pt
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Alvorada do AIA-2009:Observação do sol no primeiro dia de 2009
Observação do Sol no primeiro dia de 2009 no Planetário do Porto
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário