sábado, 28 de março de 2009

HojeÉ...Hora do Planeta 2009

60 Minutos às escuras, pelo PLANETA.


imagem retirada daqui

"A Hora do Planeta" é uma iniciativa levada a cabo por WWF que já conseguiu que 82 Países e mais de 2.400 cidades se tenham comprometido a apagar as luzes dos seus edíficios mais emblemáticos, hoje, dia 28 de Março pelas 20:30 até às 21:30 horas.
Este "apagão" iniciar-se-á na Nova Zelândia e terminará na costa oeste dos Estados Unidos. A Sagrada Família em Barcelona, o Museu Guggenheim em Bilbao, o Palácio Real em Madrid, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, o Times Square, a Sede Central da ONU, as Pirâmides de Gisé são exemplos de monumentos que se uniram a este grande movimento em todo o mundo.


De que se trata?

É algo tão simples como desligar o interruptor.

Para conscientizar a população sobre a importância da adopção de novos hábitos e mobilizar a sociedade no combate ao aquecimento global, a Rede WWF lançou o movimento Hora do Planeta, conhecido internacionalmente como Earth Hour. Trata-se de um gesto simbólico que envolve governos, empresas e a população em geral.
O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.

Em 2009, às 20H30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora – a Hora do Planeta.

Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney.

Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.

Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.

A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos.
O gesto de apagar as luzes foi escolhido como símbolo do movimento global porque na maior parte dos países a produção de energia elétrica gera grande quantidade de gases de efeito estufa que causam as mudanças climáticas
É um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.

Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras durante uma hora, no dia 28 de Março.

Em várias cidades do mundo, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.

Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009.

Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança.
Em Lisboa vão ficar às escuras o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém (neste caso, durante apenas 15 minutos).
Nos Jardins da Torre de Belém, entre as 20h30 e às 21h30, o músico André Sardet actua num concerto acústico, aberto ao público e gratuito, pela "Hora do Planeta"
Em Tomar, serão o Convento de Cristo, a Ponte do Flecheiro, a Igreja de N.S. da Conceição e o edifício da câmara municipal. Em Águeda, para além dos Paços do Concelho, o apagar das luzes estende-se às piscinas municipais, ao Mercado e ao Fórum Municipal da Juventude.
Em Coimbra, destaca-se a torre da Universidade. Em Vila Nova de Famalicão, o Mosteiro de Lamdim, a Casa das Artes, o Museu Bernardino Machado e a Casa de Camilo.

A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção.

Cada um de nós pode fazer a diferença!

Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 não se esqueça, apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global.





Registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.
Fonte da notícia:

Sem comentários: