sábado, 28 de março de 2009

Mais espécies novas para a ciência: Aranhas, sapos e lagartixas na Papua Nova Guiné

Conservation Internacional regista mais de 600 espécies na Papua Nova Guiné
Equipa admite que mais de 50 sejam novas para a ciência.

O Nyctimystes © Steve Richards- imagem retirada daqui

Serão 56 as novas espécies encontradas no âmbito do Rapid Assessment Program que a Conservation International liderou nos montes de Kaijende e da floresta de Hewa, na Papua Nova Guiné em pleno Oceano Pacífico. A lista está disponível no site da associação ambiental. A expedição foi realizada entre Julho e Agosto de 2008. Participaram da expedição cientistas locais, da Conservation International e das universidades de British Columbia, Canadá, e Montclair State, EUA, além de locais.

Ao todo foram registadas mais de 600 espécies durante a expedição. Desse total, 50 aranhas, duas plantas, dois sapos, uma rã e uma lagartixa são provavelmente novas para a ciência, revela o site brasileiro da Conservation Internacional.

“As montanhas Kaijende e os vales circundantes são umas das maiores áreas selvagens e intocavéis da Papua-Nova Guiné sendo habitadas por clãs tribais locais. Essas florestas são essenciais para o estilo de vida tradicional desses povos”, afirma o responsável da expedição, Steve Richards, no site da CI. Área essencial à sobrevivência das populações locais, esta área selvagem é tida como “fundamental” na desaceleração das alterações climáticas absorvendo grandes quantidades de dióxido de carbono.

O Rapid Assessment Program tem agendadas mais três expedições ao país a partir de Abril, no sentido de prosseguir na documentação científica da Papua Nova Guiné.

Desde 1990, o programa RAP da CI realizou mais de 60 expedições pelo Mundo e descobriu mais de 700 espécies provavelmente novas para a ciência. O site Discovering Species (www.conservation.org/discoveries) foi lançado recentemente e oferece informações detalhadas, em inglês, sobre as expedições realizadas pela Conservation International.


Conservação Internacional (Brasil) http://www.conservation.org.br/

Press Release Conservation International

http://www.conservation.org/newsroom/pressreleases/Pages/species_discoveries_papua_new_guinea.aspx

Fonte da notícia: cienciahoje.pt e elmundo.es

Sem comentários: