quinta-feira, 19 de março de 2009

Ver o Universo mais longe e melhor

Centro Ciência Viva de Constância - Parque Temático de Astronomia - imagem retirada daqui

O maior telescópio público do País, instalado no Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia, vai ser inaugurado sexta-feira dia 20 de Março pelo Presidente da República, quando passam cinco anos sobre a abertura do centro.

Para Máximo Ferreira, director do Centro Ciência Viva de Constância "um telescópio como este fazia falta ao País, não só para aquelas pessoas que são ou querem ser profissionais da astronomia, como para as que tem apenas curiosidade sobre esta ciência”.

“É um equipamento que, para além das dimensões, tem um sistema de controlo dos mais modernos do mundo”, explicou o docente, que exemplificou: “No caso de uma observação, se não houver condições atmosféricas muito boas, através de um programa de computador, aquela observação pode ser compensada”. Do mesmo modo, “se ocorrer algum desalinhamento, como por exemplo um sismo, o sistema electrónico do telescópio dá esse aviso”, esclareceu Máximo Ferreira.

Por outro lado, o responsável destacou a importância desta estrutura para “a sensibilização da população para as questões da ciência, que é, afinal, o objectivo do centro”.

Ver mais longe e melhor

Um dos elementos da equipa de coordenação pedagógica do Parque de Astronomia, Nuno Milagaia, acrescentou que o telescópio tem a maior abertura destes equipamentos públicos em Portugal, 51 centímetros. “Com esta maior abertura, podemos ver objectos muito mais distantes, coisas que não eram possíveis até agora poder ver”, disse, acrescentando: “Para além disso, dos outros que já víamos, a qualidade será muito melhor”, com a vantagem das imagens captadas poderem ser projectadas no momento no auditório do centro.

“Qualquer pessoa pode vir cá ao centro e fazer uma observação no telescópio”, referiu, destacando que, “para além de olharem, podem tirar uma fotografia e levar essa foto para casa”.

António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Constância afirmou que o telescópio “é, sem dúvida, uma excelente prenda” no quinto aniversário do centro, que coincide com o Ano Internacional da Astronomia. . Para o autarca do municipio este telescópio vai aumentar o número de visitantes no centro, na ordem dos cem mil anuais, bem como a projecção do concelho “em termos nacionais e fora do País”

Construir um edifício “multiusos” é o próximo objectivo.

Situado no Alto de Santa Bárbara, o terreno onde está o Centro Ciência Viva de Constância foi doado por um particular para acolher o Observatório Astronómico e da Natureza, o que se concretizou em 2002. Dois anos volvidos, e agora com a designação de Centro Ciência Viva, foi inaugurada a primeira fase, que contemplou, entre outros módulos, a representação de um sistema solar à escala de distâncias, um carrossel simulador da rotação e translação da terra, uma esfera armilar e um globo terrestre.

Em 2007, foi implantado um módulo que representa uma galáxia espiral, um carrossel simulador de Júpiter e outro dinâmico de Saturno, assim como um observatório solar. O próximo objectivo da autarquia passa pela criação de um edifício multiusos para responder à crescente procura.
Fonte da notícia: cienciahoje.pt

Sem comentários: