domingo, 14 de setembro de 2008

Minhocas "guerreiras ecológicas do século XXI"

MINHOCAS AJUDAM A DESCONTAMINAR SOLO



Cientistas da Universidade de Reading, Inglaterra, descobriram que as minhocas consomem metais pesados ajudando assim a limpar solo contaminado.

Os investigadores descobriram mudanças subtis nas propriedades das terras contaminadas com metais à medida que as minhocas ingeriam e expeliam o solo onde os metais se encontravam, noticia o Globo.

Desta forma, as plantas conseguem, de forma mais fácil, absorver os metais pesados, tóxicos e prejudiciais à saúde humana, da terra. As plantas conseguem absorver metais pesados do solo e incorporá-los nos tecidos, no entanto, este processo leva muito tempo.

Assim, se as minhocas conseguem que os metais se tornem mais facilmente absorvidos pelas plantas, estes pequenos animais poderão tornar-se «nas guerreiras ecológicas do século XXI», afirmaram os cientistas no British Association Science Festival, em Liverpool.

Segundo os cientistas, as minhocas desenvolveram um mecanismo que permite que sobrevivam em solo contaminado com metais tóxicos como o arsénio, chumbo, cobre e zinco. «As minhocas produzem um tipo de proteína que envolve determinados metais e as mantém seguras da intoxicação», explicou o pesquisador Mark Hodson.

A análise dos metais foi feita através do uso do aparelho Diamond Light Source, que utiliza a tecnologia raios X para determinar a propriedade de partículas «mil vezes menores do quer um grão de sal».

FONTE: IOL Diário

Sem comentários: