domingo, 28 de setembro de 2008

HojeÉ

Dia Mundial do Coração




Um coração saudável é um factor vital para viver a vida em pleno.


É por isso que o Dia Mundial do Coração, este ano sob o lema " Sabe qual é o seu risco?"vai incentivar as pessoas em todo o mundo a adoptarem um estilo de vida saudável e a manterem um coração jovem para toda a vida.
O objectivo consiste em enfatizar a importância de saber o risco que corremos, devido ao nosso estilo de vida, e como reduzi-lo.
A mensagem é positiva e enfatiza a importância de um estilo de vida saudável e amigo do coração para uma vida mais longa e melhor.

As doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro, vitimando 17,5 milhões de pessoas por ano, das quais 80% são de países com baixo e médio rendimento. Os factores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo. Mas as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas e pequenos gestos podem reduzir os principais factores de risco. Controlar estes factores de risco ajuda o coração a envelhecer mais devagar e reduz drasticamente o risco de uma doença cardíaca.

A Federação Mundial do Coração organiza eventos, em mais de cem países, em parceria com a Organização Mundial da Saúde. Entre as iniciativas previstas, figuram rastreios, passeios, maratonas, sessões de fitness, debates, espectáculos, fóruns científicos e exposições.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as actividades do Dia Mundial do Coração em Portugal.

Em conjunto com o Instituto do Desporto de Portugal e com a colaboração do Instituto Português da Juventude, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Direcção-Geral da Saúde, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e Federação de Ginástica de Portugal, a FCP pretende mobilizar a população portuguesa para a participação em actividades físicas e desportivas, promovidas pelas câmaras municipais e por outras entidades locais.
Para que todo o país esteja a "mexer-se" ao mesmo tempo, as actividades devem decorrer entre as 10 e as 12 horas. Para finalizar as actividades, a FCP recomenda que os participantes formem um coração humano.

Detecte e reduza o seu risco, adoptando um estilo de vida saudável e amigo do CORAÇÃO.

Para saberes mais, consulta:

Organização Mundial da Saúde - http://www.who.int/ Federação Mundial do Coração - http://www.world-heart-federation.org/
Fundação Portuguesa de Cardiologia - http://www.fpcardiologia.pt/
Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's - http://www.apppc.com.pt/.

Sem comentários: