Cancro desactiva sistema de alerta imunológico
O cancro escapa às defesas do sistema imunológico porque anula a função de alerta do "sistema do complemento" segundo um estudo hoje publicado pela revista científica britânica "Nature Immmunology".
O sistema do complemento é uma "cascata" de proteínas que actuam como um alarme contra incêndios para alertarem o sistema imunológico da presença de uma infecção.
Uma equipa de investigação da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), liderada por John Lambris, descobriu uma ligação "aparentemente ilógica" entre a activação dos sensores imunológicos e a capacidade dos tumores de escaparem ao sistema de defesas.
O cancro activa uma das proteínas da cascata do sistema de complemento, a C5, anulando assim a resposta imunológica do organismo contra as células tumorais.
Quando esta proteína se activa, recruta células supressoras do sistema imunológico que "desarmam" as células de defesa, impedindo-as de "matar" as cancerígenas.
Os cientistas demonstraram que o bloqueio da actividade da proteína C5 atrasa o crescimento do tumor em ratinhos de laboratório e que este processo é tão eficaz como o taxol, um fármaco usado no tratamento contra o cancro.
Fonte da notícia: cienciahoje.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário