terça-feira, 23 de setembro de 2008

Aves europeias mais comuns em declínio

Quase metade das aves mais comuns da Europa estão em declínio. Causa principal é a perda de habitat.


Rouxinol - Luscinia megarhynchus
As aves europeias mais comuns estão em declínio. Um estudo feito pela BirdLife International estima que as populações de aves comuns do mundo estão a diminuir devido à perda contínua de habitat, só na europa são 46 por cento.

As aves que vivem em zonas agrícolas são as mais afectadas. O número de rolas-comum, Streptopelia turtur, desceu 79 por cento.

O relatório “The State of the World’s Birds 2008” vai ser apresentado na conferência Mundial da BirdLife, na Argentina. Quatro anos depois do último relatório, o estudo mostra que todos os continentes sofrem a mesma tendência. Em África os números das aves da rapina estão a descer fora das áreas protegidas, enquanto na Ásia 62 por cento das aves aquáticas migratórias estão “em declínio ou extintas". Na Austrália 80 por cento das aves limícolas estão a ficar ameaçadas.

Os dados são o resultado de uma compilação de estudos. “Durante décadas, as pessoas focaram os esforços nas aves ameaçadas. Ao mesmo tempo estivemos a tentar compreender o que é se passa no território selvagem como um todo”, disse uma das editoras do estudo, Ali Statersfield, da BirdLife International.

“O estudo mostra que a degradação ambiental está a ter um impacto enorme, não só nas aves, mas na biodiversidade”, disse a cientista à BBC Online. Segundo Ali Statersfield, o relatório mostra que é necessário implementar políticas para grandes áreas e não só para sítios individuais ou espécies.

A organização vai utilizar os dados para pressionar os governos a criarem fundos para a conservação a nível global. “Uma conservação efectiva da biodiversidade é facilmente sustentável, necessita de fundos relativamente baixos à escala da economia global”, disse o director da BirdLifem Mike Rands.

Fonte da notícia: BBC News

Sem comentários: