segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ciência Viva TV - Novo canal online


Novo Canal com VISITA OBRIGATÓRIA só para curiosos por Ciência e tecnologia

Ciência Viva TV é o novo canal online de divulgação da ciência e da tecnologia da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, desenvolvido em colaboração com o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional. Foi lançado a 25 de Julho.

O novo canal de televisão, disponível em http://www.cvtv.pt/ , apresenta uma programação diária como um canal de cabo, onde transmite notícias novidades, reportagens, entrevistas, actividades, experiências científicas, novos projectos de investigação, debates e curiosidades sobre ciência e tecnologia, que permite também a colaboração dos visitantes, através do envio de documentos com as experiências que desenvolvem.

Uma vantagem sobre a televisão convencional é que tudo o que é transmitido fica disponível num arquivo, acessível através do sistema 'video on demand', classificado por vários temas e diversas áreas.
O canal também tem 'podcasts' que as pessoas podem descarregar para os seus telemóveis.
Máximo Ferreira fala-nos do Espaço. Nuno Crato da matemática e Carlos Fiolhais da divulgação científica.
O novo canal de televisão permite ainda aos visitantes fazer 'uploads' dos seus materiais, quer sejam documentos escritos, gravados, áudio e vídeo, de experiências que desenvolvam. As escolas, os centros de investigação e particulares podem contribuir enviando os seus trabalhos.
Este canal da Ciência Viva é um projecto que envolve os 17 centros da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que existem a nível nacional, "todos eles tem ecrãs que estão a transmitir este canal, com a possibilidade de cobrir a nível nacional os acontecimentos nos vários pontos do país relacionados com a temática deste canal".

Sem comentários: